O presidente Michel Temer (PMDB) fez uma rápida visita a Itu nesta quarta-feira (15), dia em que é comemorada a Proclamação da República. O presidente participou da entrega do título de cidadão ituano ao seu amigo há mais de 50 anos, o advogado e administrador José Eduardo Bandeira Mello.
O avião presidencial pousou em Campinas e, de lá, Temer seguiu de helicóptero para Itu. Ele desembarcou no quartel militar às 10h25 e foi de carro até a sede da Prefeitura.
Várias ruas foram interditadas para a passagem da comitiva do presidente. Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) fizeram uma varredura no prédio para garantir a segurança do local.
A cerimônia começou às 10h50, quase uma hora depois do previsto. Entre outras autoridades, estiveram presentes o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PTB), de Salto, Geraldo Garcia (PP), de Sorocaba, José Crespo (DEM) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Um pequeno grupo de manifestantes da CUT, PT e PSOL levaram cartazes de protesto contra Temer, mas não houve registro de confusão. Homens do Exército, Polícia Militar e Guarda Municipal acompanharam a movimentação dos manifestantes, que se dispersaram logo após o fim da cerimônia, às 11h50.