INDAIATUBA – Um ano novo está começando e muitos acontecimentos devem marcar os próximos 12 meses. Por isso, o Comando Notícia conversou com o pai Leandro de Roximokumbi, pai de santo do candomblé de nação Angola, para decifrar algumas previsões para 2018. Ele jogou consultou o oráculo para saber o que o ano novo reserva.
2018 é um ano de eleições nacionais e, segundo a previsão do pai de santo, Rogério Nogueira (DEM) deve conseguir se eleger novamente para deputado estadual. Já o ex-vereador e ex-candidato à prefeito Bruno Ganem (Podemos) também deve ter uma campanha vitoriosa, segundo o religioso, mas ele não especifica em qual cargo. Ainda há a possibilidade de haver um acordo entre os candidatos para cada um sair em uma esfera, um para estadual e outro a federal. “Haverá mudanças e alianças políticas nunca vistas. Nossos candidatos mesmo em lados opostos poderão se aliar em favor da cidade. O jogo também mostrou novas pessoas entrando na política para fazer a diferença, e fazer o bem”, diz.
Para o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), a previsão é de que ele “irá mostrar a que veio, já que o ano de 2017 foi para ele uma continuidade do governo Reinaldo Nogueira”. “Em 2018 ele começará a colocar seu trabalho em prática e com muito êxito. Terá de muito trabalho, com dificuldades impostas pela oposição, porém haverá justiça. O seu governo será pautado no melhoramento. Sempre onde estiver doente, Gaspar procurará levar saúde, onde precisar de educação ele levará educação e onde estiver precisando de beleza, o prefeito levará beleza”, afirma. “No resumo, será o ano do prefeito.”
Cidade-mãe
Para Indaiatuba em geral, Leandro vê nos búzios a cidade sendo representada como uma “cidade mãe”, acolhedora e que cuidará de seus filhos. “Não será uma cidade de muitas festas, e se firmará como uma cidade de famílias, sempre sendo conhecida por seus parques e lugares familiares.”
Essa característica, de acordo com as previsões do religioso, devem se concretizar na saúde. “Indaiatuba se tornará referencia para região, que com uma boa mãe, tentará cuidar de todos que precisarem”, afirma. Porém ele vê uma sobrecarga no sistema de saúde com essa tentativa de atender a todos, e na sua previsão ele diz sobre medidas enérgicas sendo tomadas pelo governo indaiatubano para que a população da própria cidade não fique sem atendimento.
Esportivamente será um bom ano para esportes que dependam de apoio familiar e patrocínio, ele fala sobre destaques em ciclismo e natação, e Indaiatuba ganha força no área do esporte. “O Primavera ganha força a partir do segundo semestre.”
No espiritual da cidade de Indaiatuba, Leandro viu um bom ano, “como muito crescimento para as pessoas nesse sentido”, diz. Na educação ele prevê um bom ano também, com possíveis reconhecimentos a qualidade da equipe da área de educação do município. Na conclusão, pai Leandro resume como o ano de 2018 como um ano de número 9,
um ano relacionado à maternidade, um ano onde Indaiatuba será um mãe zelosa a cuidar dos seus filhos.
Brasil
Segundo o pai Leandro, a soma de números para o Brasil é 11, um ano “de 8 ou 80”, o ano da verdade e da colheita do que se plantou. “É um número que representa águas, porém na forma de tempestade. Será um ano de muitas chuvas, podendo ocorrer alguns possíveis desastres com relação a enchentes e deslizamento no nosso País, mas também teremos uma colheita de grãos muito boa, o que fará de nós uma grande referência”, diz. Na política nacional, ele não vê muitas mudanças no cenário político para presidente.
Pai Leandro atende na casa de candomblé Manzo Nkisi Roximokumbi (rua Victoria Zoppi, 54, Jardim Califórnia).
*colaboração Thais Carolina Silva
foto: arquivo/Comando Notícia