
Sob o comando de Rafael Marques, Fantasma disputa a primeira divisão pela primeira vez em 98 anos
Neste sábado (10), o Primavera estreia no Campeonato Paulista contra o Guarani, em Campinas, às 18h30. O momento será especial para o clube, que pela primeira vez em 98 anos disputará a primeira divisão do futebol estadual.
O técnico Rafael Marques comentou sobre a preparação da equipe na pré-temporada e a expectativa para a estreia na primeira divisão estadual.
“A expectativa é sempre boa, ainda mais se tratando do Primavera e da minha situação hoje dentro do clube. Estou no comando desde a pré-temporada, a primeira vez do Primavera na A1 do Paulista. Então a expectativa é muito grande, estamos muito motivados, a cidade também está motivada. Fizemos uma preparação muito boa. Tivemos tempo para trabalhar taticamente, tecnicamente, fisicamente e mentalmente, que acho que é o mais importante nesse começo. Esperamos poder fazer um bom campeonato. Sabemos o nosso objetivo, primeiro é a permanência. Pés no chão sempre, para conseguirmos dar uma continuidade ao trabalho que a gente vem fazendo já há alguns anos aqui dentro do clube”, disse Rafael.
Adversário da estreia, o Guarani será um oponente inédito para o Fantasma, que nunca enfrentou a equipe principal do clube campineiro. Entretanto, em 2025, o Primavera enfrentou duas vezes o Guarani B, com duas vitórias primaverinas pela primeira fase da Copa Paulista: 4 a 3 na despedida do Gigante da Vila antes das reformas de modernização, com hat-trick do atacante Brunão, e 3 a 0 no Brinco de Ouro.
“Encontro contra o Guarani é sempre difícil, uma camisa de peso no cenário tanto estadual como nacional. O Guarani revelou grandes jogadores. Independente do momento que passou e talvez esteja passando nos últimos anos, quando entra dentro das quatro linhas, o favoritismo não existe, porém a camisa do Guarani é muito pesada dentro do futebol brasileiro. É uma equipe que também está com uma expectativa muito grande de fazer um bom campeonato, então eu creio que vai ser um grande jogo e a gente tem que estar preparado para enfrentar uma equipe muito competitiva”, apresentou o comandante primaverino.
Reforçando o elenco
O Primavera chega para a disputa do Paulistão com novas caras para o torcedor. O Tricolor de Indaiatuba acertou as contratações de Dheimison, Thales Oleques, Ligger, Yuri Lima, Neto e Gabriel Poveda, que chegam para agregar qualidade ao plantel primaverino.
Autores dos gols que sacramentou o acesso na Série A2 de 2025, Lucas Douglas e Luan Martins também retornaram ao Fantasma, após acessos com a Inter de Limeira para a Série C e com o Remo para a Série A do Brasileirão, respectivamente.
Melhor goleiro da Série A2 de 2025, Victor Hugo é mais um que voltou de empréstimo, após passagem pelo Vila Nova na Série B.
Outros jogadores que fizeram parte do acesso retornaram de empréstimo, como Léo Passos, Kevin, Renato Vischi e Luiz Fernando.
O Primavera também anunciou nomes que se destacaram na história recente do clube, como Paulo Baya, que disputou a Copa do Mundo de Clubes em 2025 pelo Fluminense, e Welliton, que estava no Goiás durante a Série B.

Foto: Giovana Randi | Primavera SAF






