Primeira-dama Cristiane Freitas participa de cerimônia pelos 40 anos das Delegacias de Defesa da Mulher – Comando Notícia
CidadesPolíciaSão Paulo

Primeira-dama Cristiane Freitas participa de cerimônia pelos 40 anos das Delegacias de Defesa da Mulher

Com o apoio do Fundo Social de São Paulo, evento no Palácio dos Bandeirantes celebra marco histórico no combate à violência contra a mulher

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, participou, nesta quarta-feira (27), da cerimônia que celebrou os 40 anos da criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Brasil, inaugurada na capital paulista. 

Com o apoio do Fundo Social, o evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas; do secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite; do delegado-geral de Polícia, Artur Dian; da delegada titular aposentada da 1ª DDM, Rosmary Corrêa; da coordenadora das DDMs, delegada Adriana Sampaio Liporoni; além de outras autoridades políticas e representantes da Polícia Civil, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a proteção às mulheres.

Inaugurada em 6 de agosto de 1985 na região central da capital paulista, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo representa um marco histórico no país. Pioneira no atendimento especializado a vítimas de violência doméstica e sexual, a unidade transformou a atuação da Polícia Civil.

Quatro décadas depois, a celebração destaca a evolução da rede de proteção no Estado, que atualmente é a maior do Brasil, com 142 DDMs em funcionamento, sendo 18 abertas 24 horas. O atendimento também é ampliado por meio da DDM Online e de 170 Salas DDM, espaços instalados em outras delegacias para acolhimento presencial e por videoconferência.

O governador Tarcísio de Freitas reforçou o papel do Estado no enfrentamento à violência. “Estamos empenhados em atuar não só na retenção, mas também na prevenção, para que cada vez mais mulheres saiam das garras do agressor”, disse.

Durante o evento, a atuação da Polícia Civil também foi ressaltada com a apresentação de dados recentes. Apenas em 2025, mais de 100 mil boletins de ocorrência foram registrados, e cerca de 70 mil medidas protetivas foram solicitadas. A violência doméstica e familiar corresponde a 35% de todos os inquéritos policiais em andamento no Estado, reforçando a prioridade do tema nas políticas de segurança pública.

Em discurso, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da data para toda a rede de proteção.“Celebrar essas quatro décadas é reconhecer um marco histórico de coragem. Que bom que São Paulo deu esse passo, com a criação de um espaço dedicado à proteção das mulheres, oferecendo apoio e segurança a quem enfrenta momentos difíceis”, afirmou.

Com informações: Carolina Duque Santos

Foto: Fundo Social de São Paulo