Nos dias 13 e 14 de fevereiro a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realizará mais uma oficina do projeto “Escola do Patrimônio”. A oficina gratuita é direcionada aos profissionais do campo do patrimônio cultural, museus, pesquisadores da área de história, museologia e educação e será realizada na Tulha do Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss, Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto. Não é necessário fazer inscrição prévia.
O tema desta edição será “Fato Museal: entre o teatro da memória e o laboratório de História”, que será ministrado pela geógrafa e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), professora Stélia Braga Castro do Amaral.
O objetivo é apresentar as formas de constituição dos museus históricos, formação das coleções e as práticas de pesquisa e comunicação em coleções históricas, bem como apresentar e refletir sobre as formas de contribuição dos museus para a transformação da sociedade.
Stélia Braga Castro do Amaral atuou como coordenadora técnica no Iphan – Acre, foi gestora dos museus do Instituto Brasileiro de Museus, em Goiás e atua como consultora nas áreas de memória, museu e direitos indígenas, na Tulha do Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss. Confira a programação:
DIA 13 DE FEVEREIRO
- 9h às 11h – Colecionismo e memória
- 14h às 17h – Museus históricos: origem e contexto nacional
DIA 14 DE FEVEREIRO
- 09h às 11h – Salvaguarda e comunicação museal
- 14h às 17h – Patrimônio cultural: novas práticas
- Mais informações pelo telefone: (19) 3875-8484