Especialistas em defesa do consumidor da Fundação Procon-SP estão na estação Corinthians-Itaquera, do Metrô, para conversar com os passageiros sobre a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29). Os atendimentos são realizados das 10h às 14h, nesta terça (26) e quarta-feira (27).
O objetivo é orientar os consumidores sobre a importância de buscar preços com antecedência, sobre como denunciar em casos de ofertas falsas e mostrar como fazer reclamações pelos canais de atendimento do Procon. É possível acompanhar o trabalho dos especialistas e conferir dicas também pelo perfil da Fundação no Instagram, pelo @proconsp.
9 dicas do Procon-SP:
Limite de gasto
Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Entrega e troca
Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
Prazos
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.
Golpes virtuais
Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
Compras online
Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
Atenção aos detalhes
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
Vitrines
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Cancelamento
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Informações claras
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
foto: divulgação/arquivo