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Procon Indaiatuba divulga balanço dos atendimentos e elenca as 12 empresas com mais reclamações em 2022

Órgão tem como objetivo resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes

Em 2022 o Procon Indaiatuba realizou 847 audiências, sendo 435 com acordo e 412 sem acordo. Foram 2.435 consultas, 509 atendimentos referentes a Nota Fiscal Paulista; 1.224 atendimentos trabalhistas; 1.882 registros de atendimentos telefônicos; emissão de 1.925 CIPs (Cartas de Informações Preliminares); 2 palestras e 22 atos fiscalizatórios.

O relatório anual das 12 empresas com mais registros de reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor em 2022 conta com 764 queixas registradas. A Claro S/A liderou o ranking, com 117 registros no Procon, seguida pela Telefônica Brasil com 72 e Banco Panamericano, que obteve 68 reclamações no ano.

Na sequência, foram registradas queixas com relação aos serviços prestados pela CPFL (53); Banco Itaú (44); Banco Bradesco (41); Banco Mercantil (41); Tim Celulares (40); Banco Santander (36); Via Varejo S/A (33); Caixa Econômica Federal (29) e Banco C6 – FiCSA (27)

O Procon é o órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Tem como principal objetivo resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.

Para dúvidas ou mais informações o telefone do Procon Indaiatuba é (19) 3816 9254. O consumidor também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no Ponto Cidadão, rua Vinte e Quatro de Maio, 1670.

Arquivo RIC/PMI