Procon Indaiatuba orienta consumidores sobre a compra de material escolar – Comando Notícia
CidadesIndaiatuba

Procon Indaiatuba orienta consumidores sobre a compra de material escolar

Procom indaiatuba secom

Dicas ajudam famílias a economizar e evitar práticas abusivas na compra de material escolar

  • Museu da água

Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon Indaiatuba alerta pais e responsáveis para alguns cuidados importantes no momento da compra do material escolar, com o objetivo de garantir economia, segurança e o respeito aos direitos do consumidor.

Antes de sair às compras, a orientação é verificar quais itens restaram do período letivo anterior e avaliar a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida, recomenda-se realizar uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos, uma vez que os valores podem variar significativamente de uma loja para outra.

Outra dica importante é observar que alguns estabelecimentos concedem descontos para compras em grandes quantidades. Sempre que possível, os consumidores podem se organizar em grupos e dialogar com as lojas sobre essa possibilidade.

O Procon também reforça a atenção às informações presentes nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros. Esses produtos devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, incluindo dados do fabricante ou importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e eventuais riscos ao consumidor.

Para evitar gastos desnecessários, o órgão orienta que as crianças não sejam levadas às compras. Produtos com personagens, logotipos e acessórios licenciados, geralmente mais atrativos para o público infantil e adolescente, costumam ter preços mais elevados.

O Procon Indaiatuba também alerta para os riscos da compra em comércio informal. Apesar dos preços aparentemente mais baixos, ambulantes não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar trocas ou a obtenção de assistência em caso de defeitos.

Por fim, o órgão esclarece que as escolas não podem exigir a compra de materiais de uso coletivo, como itens de higiene e limpeza, nem cobrar taxas para suprir despesas com água, luz ou telefone. Também é proibida a exigência de marcas específicas ou a indicação de loja ou livraria onde o material deve ser adquirido.

Para dúvidas ou mais informações o telefone do Procon Indaiatuba é (19) 3816-9254. O consumidor também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no Ponto Cidadão, localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, 1670.

 

Foto: Secom/PMI