Cidades

Procura por carvão cresce com festas de fim de ano

As festas de fim de ano movimentam várias atividades na zona rural, principalmente a produção de carvão. O produtor rural Antonio Oliveira, de Sarapuí (SP), além de criar cabeças de gado, tem a sua principal renda com a produção de carvão.

Na empresa são 15 fornos funcionando dia e noite, cada um podendo receber cerca de 500 quilos de madeira. Toras de eucaliptos são usadas para preparar o carvão. Esse tipo de madeira é um dos mais indicados para produção de carvão.

A produção é demorada, levando cerca de três horas apenas para acender o forno. Depois, a entrada é fechada e o cozimento leva em torno de três dias. Uma curiosidade é que é liberado um líquido escuro no processo, chamado de pirolenhoso. A estrutura é simples: um tubo de zinco e um balde.

Quanto o cozimento termina, o carvão pode demorar até três dias para esfriar, dependendo do clima. A procura por carvão é o ano todo, mas na época de fim de ano a demanda sempre cresce, sendo um trabalho adicional para quem precisa ensacar.

Por mês, o produtor vende 25 toneladas. Com as festas de fim de ano, há um aumento de cerca de 50%. A venda é feita direto para consumidores e também para revendas.

Com informações: G1 Sorocaba e Jundiaí 

Foto: Reprodução