Cidades

Professores de Indaiatuba dão dicas nos últimos dias antes do Enem

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Há menos de dez dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova mais importante do Brasil, o Comando Notícia ouviu professores especializados em pré-vestibulares para dar dicas aos estudantes na reta final dos estudos (ou início deles).

Para quem ainda não começou, as notícias não são muito otimistas, afinal, o Enem será nos dois primeiros domingos de novembro, 5 e 12. “Começar a estudar agora é quase impossível, pois é muito conteúdo para assimilar, em compensação fazer uma revisão dos principais conteúdos é muito importante”, afirma a professora de biologia e coordenadora pedagógica do Mundo Enem, Érica Gianastacio.

A complexidade da prova é o que mais complica os estudantes, de acordo com a professora. “O Enem requer um misto de habilidades, nem sempre as questões que o aluno tem mais facilidade são as que valem mais, por isso o equilíbrio entre os estudos é o ideal para conseguir a vaga”, analisa.

Como se não bastasse a dificuldade das questões há também a redação, que é muito importante na formação da nota, de acordo com a professora de língua portuguesa e redação do Mundo Enem, Carolina Ferreira Leite Mesquita. O tema não deve ser político, informa ela. “Não acreditamos que seja nada relacionado à política pelo momento em que o país se encontra. Provavelmente o Enem siga a mesma linha dos anos anteriores e proponha um tema social”, diz.

Os últimos temas foram: Movimento imigratório para o Brasil no século 21 (2012), Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013), Publicidade infantil em questão no Brasil (2014),  A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015), Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil (2016).

“A redação vale mil pontos e o resultado do candidato é unido ao das demais áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), cada uma valendo no total mil pontos também”, afirma. Segundo a professora de redação Carolina, o ideal é produzir um texto por semana, pois para a elaboração de textos excelentes, é necessária uma boa preparação sobre todas as áreas do conhecimento e isso requer tempo.

A principal mudança do Enem deste ano é que, ao invés de ser realizado em um sábado e um domingo, no mesmo final de semana, passará a ser em dois domingo. “A fórmula anterior gerava para o governo um custo muito alto, pois os alunos de opção religiosa, que não podem realizar nenhuma atividade até às 18h do sábado (sabadistas), começavam a realizar a prova a partir das 18h. Com a realização da prova em dois domingos, o candidato ganha uma semana para recarregar as energias”, analisa a professora.

 

Foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia