CidadesIndaiatubaPolícia

Programa Vizinhança Solidária será aliada da Guarda Civil, também por meio de uso de aplicativo WhatsApp

De olho na segurança do Programa Vizinhança Solidária já implantada algum tempo a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba (SP) contará com mais uma nova novidade  ferramenta ligada à tecnologia com o objetivo de reduzir os índices criminais do município, nesse caso, tendo os moradores como aliados. A Prefeitura lançou o aplicativo de celular WhatsApp do Programa Vizinhança Solidária  .

Nele, os usuários podem agora avisar diretamente as forças de segurança sobre diversos tipos de ocorrências como  pichação, furto, roubo e pessoas suspeitas nos bairros.

O programa é resultado da parceria da Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil com a comunidade e tem como principal objetivo promover a integração das pessoas na sociedade, e a melhora da sensação de segurança e redução real da criminalidade.

Entenda o Programa Vizinha Solidária 

Em 2022, em conjunto com a Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e a Guarda Civil realizou 20 reuniões do Programa Vizinhança Solidária, totalizando mais de cem células do program em Indaiatuba (SP). Cada célula possui um grupo de WatsApp, onde os moradores informam atitudes suspeitas para alertar os demais vizinhos. Desde 2021 o Centro de Operações de Inteligência (COI) passou a fazer parte dos grupos de emergências do programa, dessa forma sempre que alguém no grupo avisa algo suspeito a Central de Inteligência da Guarda Civil de imediato informa a viatura mais próxima do local da ocorrência para averiguar o chamado.

Essa medida auxiliou a medida no tempo de resposta das viaturas da Guarda Civil em averiguações de atividades suspeitas e com isso os resultados foram satisfatórios, com grande diminuição da criminalidade onde as células são implantadas.   

Os moradores dos bairros interessados a integrar no grupo do WhatsApp pode ligar para 19 3834 90 15 e 
falar com Viviane.

Com informações: Guarda Civil de Indaiatuba