CidadeSalto

Projeto com jogos de Educação Financeira atinge a marca de 1 milhão de alunos em todo o Brasil

A iniciativa do Instituto Brasil Solidário já representa participação de 3,10% dos alunos de toda a rede pública de São Paulo, incluindo o município de Salto, com apoio de empresas, instituições financeiras e pessoas físicas para a expansão das atividades

Alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, do interior aos grandes centros e capitais do Brasil, como São Paulo, despontam com projetos inovadores de empreendedorismo e conscientização financeira a partir de ideias que nascem na sala de aula. Essa é uma realidade presente em escolas públicas de todo o Brasil a partir do projeto com jogos de Educação Financeira, do Instituto Brasil Solidário (IBS), que este ano, alcança a marca de mais de 1 milhão de alunos beneficiários em escolas de todo o país.

 

O projeto, que teve seus primeiros passos em 2017, hoje alcança ações do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), difundida em 292 municípios nos 26 estados do país, que representam 3,5% do total de alunos da rede pública nacional (Ensino Fundamental e Médio). Envolvendo desde a formação gratuita para os educadores até a doação do material com os jogos Piquenique e Bons Negócios, a proposta segue expandindo e se consolidando como uma poderosa ferramenta pedagógica nas mãos de professores e gestores públicos da área da educação.

Em São Paulo, a iniciativa conta com adesão em 12 municípios, incluindo escolas em Salto, com educadores já atuando como mediadores e apontando soluções e conceitos práticos da educação financeira para a melhoria de suas comunidades. Neste município, foram beneficiados 4.485 alunos de 10 escolas da rede municipal atendidas pelo programa, e 274 educadores capacitados.

Com o apoio da Aliança pela Educação Financeira – formada por empresas parceiras como Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo – o projeto (que chega gratuitamente às cidades) ganhou tamanha capilaridade que ultrapassou as fronteiras do País, alcançando escolas do Chile, Colômbia e Uruguai.

 “Falar de Educação Financeira é tratar também sobre a economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Então, estamos falando de um tema transversal que precisa ser reforçado dentro das escolas. Esse conhecimento tem mudado o comportamento dos alunos e as realidades de suas famílias”, afirma o presidente do IBS, Luis Salvatore.

A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. Graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais, como a necessidade de poupar dinheiro.

“Ao apoiar esse projeto do IBS e fazer parte da Aliança pela Educação Financeira, nós da Ypê buscamos trazê-lo para as regiões em que estamos inseridos com as nossas unidades fabris, como em Salto. Acreditamos que iniciar esse conceito de educação financeira na vida das crianças, de forma educativa e lúdica, fará toda a diferença no dia a dia delas e de seus familiares”, explica Roberta Kuruzu, Gerente Executiva de Relações Institucionais e Governamentais da Ypê.

O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Em 2023, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br