Projeto de Lei do Vereador Adilson Casagrande será tema de Palestra na Câmara Municipal de Porto-Feliz – Comando Notícia
Cidades

Projeto de Lei do Vereador Adilson Casagrande será tema de Palestra na Câmara Municipal de Porto-Feliz

Prevenção de Queimaduras e Primeiros Socorros serão abordados no dia 14 de Julho

Como o principal objetivo é alertar a população sobre os riscos das queimaduras, orientar sobre medidas preventivas e destacar a importância do tratamento adequado — incluindo a reabilitação física e psicológica das vítimas, no próximo dia 14 de julho, às 18h – será realizada uma palestra gratuita na Câmara Municipal de Porto-Feliz, para debater o tema: “Prevenção de Queimaduras e Primeiros Socorros”, tendo como palestrante o Sargento PM Wellington Barbosa, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

A palestra é baseada no projeto de lei municipal nº 24/2025, aprovado no dia 16 de junho, que institui o “Dia Municipal de Combate e Prevenção de Queimaduras”, que agora passar a fazer parte do calendário de eventos do município. A proposta, de autoria do vereador Adilson de Jesus Casagrande (União Brasil), tem como foco a conscientização e prevenção de acidentes, um problema de saúde pública que atinge milhares de brasileiros todos os anos.

A ideia do parlamentar passa a desenvolver campanhas informativas, ações educativas e parcerias estratégicas durante todos os anos, especialmente nos meses de junho e julho, envolvendo escolas, professores, empresas, igrejas, unidades de saúde, mães e pais atípicos, instituições da sociedade civil como um todo. “Esse é um assunto que precisa ser colocado em pauta. Nessa época do ano muitos acidentes acontecem. Estima-se que no Brasil, todos os anos, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos acontecem em ambientes domésticos – sendo crianças (92%) e idosos (84,4%) os mais vulneráveis. As hospitalizações também são frequentes, com registro de 150 mil internações anuais causadas por lesões capazes de afetar a pele, músculos, tendões e ossos”, frisa o autor do projeto vereador Adilson Casagrande, que acrescenta: “Os acidentes com queimaduras costumam ocorrer em diversos contextos, a começar por situações rotineiras como cozinhar, acender churrasqueira e passar roupa. Nesses períodos, meses marcados pelos tradicionais festejos cresce ainda a preocupação diante dos episódios gerados pela utilização de fogos de artifício e fogueiras”, finaliza. A Câmara Municipal de Porto-Feliz fica na Praça Lauro Maurino, nº 67 – Centro. Sua presença será de extrema importância.

Quem é Adilson de Jesus Casagrande?

É casado, pai de dois filhos, nascido e criado em Porto-Feliz, vereador em seu segundo mandato no mesmo município. Foi funcionário público municipal e professor universitário, formado em administração de empresas, pós-graduado em docência do ensino superior e gestão pública. No serviço público, exerceu 31 anos com muita dedicação e comprometimento e passou por diversos setores entre eles; educação, licitação, gabinete, promoção social, casa do empreendedor, SENAI/Cemip , CSV e Detran. Foi secretário municipal de educação. No Detran exerceu atividades no atendimento ao público, orientando informando e prevenindo nas renovações da CNH, licenciamento e transferências dos veículos e outros; foi examinador de carros, motos ônibus e carretas. No Porto Feliz Tênis Clube, prestou serviços por mais de dez anos. Iniciou como diretor e por duas gestões, foi presidente onde alinhou todos os grandes eventos, como por exemplo o Baile do Hawai, Fantasia, Carnaval no salão e nas dependências das piscinas, alinhou e administrou toda a segurança para os sócios. Setores esses que lhe deram grande bagagem no conhecimento da máquina administrativa. No ensino superior, lecionou no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e hoje faz parte do corpo docente da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO).