O município de Salto ganhou destaque na semana passada, em publicação realizada pelo Ministério do Turismo, que abordou o projeto “Turismo Pedagógico” iniciado na cidade, no começo do mês de outubro.
A publicação destacou os destinos brasileiros que incluíram a educação para o turismo como tópico do ensino formal e também o currículo desenvolvido pelo Projeto que levará mais de 700 alunos dos 5ºs anos da Rede Municipal de Ensino aos principais pontos turísticos da cidade.
O “Turismo Pedagógico” é uma realização da Prefeitura de Salto, por meio das Secretarias da Educação e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A iniciativa visa expandir o conhecimento dos alunos da rede municipal sobre as características históricas, geográficas e turísticas da cidade. Por meio da proposta, os estudantes passarão a visitar os pontos turísticos do município de forma monitorada e através deles, ampliar seus conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de propiciar interações nos segmentos de Meio Ambiente e do Turismo.
Sobre o Projeto
O Turismo Pedagógico tem como objetivo desenvolver nos alunos a respeito de características da história do país e aspectos únicos da cidade. Durante as visitas monitoradas, os estudantes passarão pelo Marco Zero da cidade – Monumento à Fundação -, Complexo da Cachoeira, Memorial do Tietê, Caminhos das Esculturas, Ponte Pênsil e Parque Natural Ilha da Usina. O roteiro foi desenvolvido em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
O primeiro mês envolverá a participação de oito unidades de ensino divididas em 14 grupos. A visitação será realizada nos períodos matutino e vespertino, às quartas, quintas e sextas-feiras de outubro.
foto: divulgação