Projeto Mundo da Leitura leva atividades de capacitação para educadores da rede pública em Indaiatuba
Mais de 4 mil alunos foram beneficiados em 10 escolas da rede pública de ensino de Indaiatuba (SP). Esse foi o resultado do projeto Mundo da Leitura, implementado este ano no município, e que envolveu ainda a capacitação de 30 educadores, com a realização de encontros formativos com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem.
Iniciativa da Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e patrocinada pela Plastek do Brasil e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o projeto Mundo da Leitura tem o propósito de engajar o futuro de cidadãs e cidadãos no incrível e rico universo da leitura.
Além da formação dos professores, que participaram de uma capacitação de três horas sobre estratégias para incentivar a leitura, cada uma das 10 escolas do município que integraram essa edição – EMEB Dom Ildefonso Stehle, EMEB Prof. Doardo Borsari, EMEB Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, EMEB Prof. Leonel Vitorino Ribeiro, EMEB Prof. Wellington Lombardi Soares, EMEB Prof.ª Maria Albertina Banwart Berdú, EMEB Prof.ª Maria Nazareth Pimentel, EMEB Profª Maria Helena Costa e Silva, EMEB Prof. Osório Germano Silva e Filho e EMEB Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro – recebeu também um colorido baú, contendo 150 livros, sendo 50 títulos infantojuvenis.
“Foi uma grande satisfação receber os educadores nesses encontros e constatar seu engajamento e entusiasmo com o projeto”, ressalta Priscila Col Del Nero, coordenadora do Mundo da Leitura na Evoluir. “Nosso objetivo é utilizar o rico universo dos livros para promover cinco competências que consideramos essenciais para uma formação integral: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente. São habilidades que os alunos levarão para a vida, e foi muito gratificante poder promover essa reflexão com essas equipes, que estão ali no dia a dia das crianças e jovens, com essa dedicação para levar a leitura de qualidade a todos, agora com o apoio do novo acervo”.
“Incentivar projetos que promovam a educação por meio da formação de professores reforça o compromisso da Plastek do Brasil em contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A leitura oferece um horizonte amplo de histórias, vivências e aprendizados. Estamos muito felizes com mais esta parceria”, afirma Livia R Bibian Santo, Gerente de Recursos Humanos da Plastek do Brasil.
“Fiquei encantada com a formação, pois o projeto reforça as boas práticas e a importância da leitura, principalmente o ler por prazer”, destaca Adriana Cesar Campos Peres, professora formadora no Núcleo de Formação Continuada da Secretaria da Educação Municipal de Indaiatuba. “Ao desenvolver a prática da leitura, nossas crianças ficam preparadas para expressar sentimentos – muitas vezes guardados – ou até mesmo se colocar no lugar dos personagens em temáticas de suas próprias vidas. Isso amplia a compreensão e produção de textos, além de permitir conhecer novas culturas”.
“Como o hábito da leitura é desejado no ambiente escolar, onde temos inúmeros possibilidades de aprendizagem, ter essa prática em diferentes contextos como oferecido pelo Mundo da Leitura ajuda a despertar diferentes experiências para os alunos”, acredita Rosimeire Rocha Barbaroto, professora coordenadora da da EMEB Prof. Doardo Borsari. “Estimula ainda que as crianças desenvolvam o raciocínio, a compreensão e a concentração, incentivando a linguagem oral e fornecendo repertório para produção de bons textos, criatividade e argumentação. Os professores e alunos só têm a agradecer por essa iniciativa”.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).
Com informações:Fibra Comunicações
Foto: Evoluir