Cidades

Quem gostaria de ter um tubarão falando em seu computador?

CAROL BORSATO*

Os leitores de tela são os melhores companheiros dos cegos, disso ninguém tem dúvidas, mas e se esse leitor de tela for um tubarão?

O jaws, leitor de tela para deficientes visuais, foi lançado em 1989 por Ted Hente, ex piloto de motociclismo que perdeu a visão em 1978 em um acidente de carro. Em 1985 com um investimento de R$ 180 mil dólares de bill Joyce, Henter fundou a Henter Joyce corporation em São Petersburgo.

Em 1990 Joyce vendeu sua parte da companhia para Henter. Em abril de 2000, Henter Joyce corporation Blazie Engineerinng e Arkenston, se uniram para formar a Freedom Scientific. E a Freedom Scientific é a empresa do famoso tubarão, ou como dizem os ingleses, jaws.

O jaws é muito popular, a maioria dos deficientes visuais que estão atualizados na questão dos melhores leitores de tela conhecem e muitos o usam. Atualmente saiu a versão 19 do jaws, com recursos interessantíssimos, como a conexão com linhas braille  por cabo USB e também tem uma função para uso de mouse.

Como vocês podem ver, a tecnologia assistida também vem avançando bastante, e isso é ótimo.

Só falta a parte da descrição de imagens, visto que elas nunca estão com uma descrição para o cego poder saber do que se trata e decidir se curte ou não.

Num futuro próximo, quem sabe alguma empresa se interesse por isso né?

*Carol Borsato é a primeira repórter deficiente visual da história de Indaiatuba (SP) e escreve aos domingos.

foto: divulgação