Comando Noticias– Seu Portal de Notícias em Indaiatuba - 19/10/2018

Publicado em: 09 agosto 2018

Quermesse Cultural reunirá circo, teatro e música em prol do Volacc

O evento reunirá diversas formas de manifestação artística e contará com a participação de grupos de arte circense.

O Espaço Reconceito realizará no próximo dia 18 de agosto, sábado, das 16 às 22 horas, uma Quermesse Cultural entre as ruas João da Fonseca Bicudo e Padre Vicente Rizzo, no Jardim Pau Preto, em Indaiatuba. Buscando resgatar as festas de rua, o evento acontece em formato de quermesse, mas com uma programação inteiramente voltada à arte e cultura.

“Nosso intuito é resgatar o convívio entre as pessoas, promover a cultura de maneira geral e, de quebra, ajudar a Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) a concluir a obra de sua nova sede”, afirma a arquiteta Barbara Corsetti Fantelli, idealizadora e proprietária do Espaço Reconceito, que organiza a quermesse.

O evento reunirá diversas formas de manifestação artística e contará com a participação de grupos de arte circense, como é o caso do Grupo Gandaiá e dos alunos do Projeto Vidart, que envolve estudantes da Rede Pública de Ensino, mágica com Fernando Lazzaro, teatro com o Grupo Estrada, oficina de contação de histórias com a escritora e educadora musical Tatiane Mendes Carvalho, stand-up com Eduardo Venosa, dança com o grupo da Galpão 1 Academia, música com a Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura, com a banda Confraria d’Asdrovnia, com a Fanfarra do Futuro, coordenada pelo maestro Marcelo Antunes Martins, e com a dupla Gustavo Portes e Vinícius Lima, performance artística com Cecilia Stelini e graffitti com Biel Siqueira, entre outras atrações.

As atividades se desenvolverão, na maior parte, no palco principal do evento. As atrações iniciam às 16 horas e se encerrarão às 22 horas, sendo que várias delas, como os artistas em pernas de pau, palhaços etc., se apresentarão na própria rua, entre o público presente. Todas as atividades terão duração prevista entre vinte e trinta minutos cada, começando a cada meia hora.

Além da parte cultural, a quermesse envolverá barracas de alimentação: a Volacc participará com seus celebrados pastéis, cachorros quentes e doces; pães artesanais da U’PanƏ, food truck Denzhel (burgers) e beer truck Donnerstag — tudo com renda, integral ou parcial, revertida para as obras da nova sede da Volacc.

O lado mais ‘raiz’ da quermesse ficará por conta das barracas de pescaria, do beijo e boca do palhaço, com brincadeiras superdivertidas e com renda para a Volacc. “Queremos, acima de tudo, que as pessoas interajam e se divirtam. Está prevista uma panfletagem em grande parte do bairro e também convidaremos escolas e clínicas de repouso, especialmente para as atrações que se desenvolverão do final da tarde às primeiras horas da noite”, pontua Barbara.

A Volacc

A Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer – é uma organização social sem fins lucrativos cujo trabalho essencial é oferecer apoio sócio-assistencial às famílias de pessoas portadoras de câncer na cidade de Indaiatuba.

Com o encerramento da parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, algumas voluntárias remanescentes observaram a necessidade de realizar o trabalho de assistência direta à pessoa com câncer na cidade de Indaiatuba. Em julho de 1994 foi constituída como organização não governamental (ONG). Em 2009, atendendo a regulamentação do Governo Federal que exigia a profissionalização dos atendimentos sócio-assistenciais pela vinculação ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a Volacc atingiu um novo patamar de atendimento, cumprindo com exigências profissionais em prol de seus assistidos.

Dentro deste propósito, a instituição realiza seu trabalho prestando assistência totalmente gratuita em todas as fases da doença. O primeiro passo é o atendimento feito pela Assistente Social, que aciona os recursos necessários para o suprimento das necessidades urgentes, bem como as seguintes: medicamentos, alimentação básica e suplementar, cuidados de enfermagem, atendimento psicológico, fisioterapia, orientação jurídica, equipamentos, como: cadeira de rodas, cadeira de banho, cama hospitalar, muletas, próteses, bengalas, andadores entre outros.

Além de suas atividades-fim, a instituição vem focando suas energias na construção de sua sede, em um terreno cedido pela Prefeitura no bairro Cidade Jardim. Entrando na fase de acabamento, justamente a mais custosa, a Volacc precisa de ajuda financeira para a conclusão da obra e aparelhamento do prédio.

fotos: divulgação

Notícias relacionadas

Siga nossa página no facebook

error: Conteúdo Protegido!