Foi com o Hino Nacional que a Rádio Jornal de Indaiatuba (SP) iniciou as operações em Frequência Modulada (FM) na manhã desta quarta-feira (13). Depois de fazer a migração e passar pela fase de testes, a rádio mais antiga da cidade ainda precisou esperar 63 dias para o aval definitivo para usar a frequência 106.1.
Os motivos para ficar fora do ar, segundo apurou o Comando Notícia com a própria empresa, foram documentais e de prazos da Anatel, responsável pela autorização da migração. Quando toda a documentação foi aprovada e publicada no Diário Oficial, o sinal foi restabelecido. Durante os mais de dois meses longe do ar a programação foi transmitida via aplicativo, pela internet.
O primeiro programa a ser veiculado foi o Jornal das 11 em edição especial com Joseane Miranda, Camila Almeida e Gilmar Nunes. Também participaram o sócio proprietário Alexandre Schreiner (sócio de Claudio Sampaio) e o capitão Ezequiel, responsável pela migração junto à Anatel. Também é possível ouvir via aplicativo, pelo site e agora sintonizando diretamente pelo celular.
Antes operando em 1470 AM, a rádio iniciou no ano passado o processo para pedir a migração. A frequência AM será extinguida nos próximos anos e servirá para a telefonia, restando apenas o FM, da qual agora da rádio de Indaiatuba faz parte. A empresa entrou no ar no dia 25 de setembro de 1981 e foi fundada por Antônio de Pádua Prado, Antônio Reginaldo Geiss, José Costa de Mesquita, Raffaello Fantelli e Dr. Mario Paulo.
foto: reprodução