com informações do G1 Campinas
Uma fiscalização realizada pela Equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal de Viracopos apreendeu diversos entorpecentes avaliados em R$ 1 milhão dentro de encomendas no Centro de Distribuição dos Correios em Indaiatuba (SP). A operação, concluída nesta quinta-feira (19), contou com auxílio de cães de faro.
Em nota, os Correios afirmaram que “os dados e números divulgados no texto ser referem às ações de fiscalização realizadas ao longo do ano de 2019, resultado de parceria entre a empresa e a Receita Federal”. Segundo a estatal, as mercadorias suspeitas são separadas desde o início do ano para que a Receita faça a análise.
De acordo com a Receita, foram apreendidos 7,3 mil comprimidos de ecstasy, 4,9kg de cocaína, 2,5kg de maconha, 800 gramas de MDMA, além de 540 selos de LSD e uma pequena porção de haxixe.
Os entorpecentes apreendidos em diferentes encomendas foram encaminhados à polícia para trabalho de perícia e investigação. Os Correios também informaram que, em 2019, “todos os objetos suspeitos identificados pela equipe dos Correios foram separados e encaminhados aos órgãos competentes, que são os responsáveis pela verificação e o devido encaminhamento das encomendas”.
A empresa completa que “possui equipamentos de raio X instalados nos centros operacionais para a identificar remessas de conteúdos proibidos. Além disso, empregados treinados são designados a executar esse trabalho de fiscalização – uma vez observada a suspeita de algum conteúdo proibido ou ilícito no fluxo postal, os objetos são retidos e o órgão responsável é acionado”.
fotos: Receita Federal