Cidades

Região de Campinas recebe 44,9 mil doses da vacina de Oxford

O Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), com sede em Campinas (SP), recebeu, na manhã desta terça-feira (26), um carregamento enviado pelo governo estadual com 44,9 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura da metrópole, o caminhão, que teve escolta da Polícia Militar, chegou ao local por volta das 10h.

As doses do imunizante serão distribuídas, além de Campinas, para outros 42 municípios da região. A administração municipal afirmou que vai passar mais detalhes sobre a chegada e o início da aplicação da vacina de Oxford na tarde desta terça, durante uma transmissão ao vivo do prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Já o governo estadual informou que não tem o número exato de doses separado por cada município e que esse questionamento deve ser feito às prefeituras. O quantitativo exclusivo de Campinas será de 16,7 mil vacinas. A pessoa que receberá o imunizante não poderá escolher qual tipo de vacina ela quer que seja aplicada, se a de Oxford ou a CoronaVac. As administrações de Jaguariúna (SP) e Valinhos (SP) já foram até o DRS-7 na manhã desta terça para fazer o transporte das doses.

A distribuição vai seguir a logística da operação com a CoronaVac, realizada na semana passada. O envio ocorre após a chegada do primeiro carregamento com dois milhões de doses produzidas no Instituto Serum, na Índia, e importado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao todo, o estado recebeu 501 mil doses do imunizante desenvolvido em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca.