Região de Campinas tem ao menos 10 cidades que vão desobrigar uso de máscaras nos ambientes externos em 11 de dezembro
Dez cidades da região de Campinas (SP) confirmaram, até sábado (27), que vão desobrigar o uso de máscaras em ambientes externos (ao ar livre) a partir de 11 de dezembro, em medida que acompanha a decisão o governo estadual. Maior município do grupo, a metrópole informou que vai anunciar a decisão na semana que vem.
Até quinta-feira (25), Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo já haviam anunciado a medida. De lá para cá, Holambra, Lindoia, Mogi Mirim, Pedreira e Socorro seguiram a regra.
O uso vai continuar obrigatório em espaços fechados e no transporte público, inclusive dentro de estações e terminais urbanos. A determinação do governo estadual considera a prerrogativa para as prefeituras adotarem regras mais rígidas.
O anúncio do governador João Doria (PSDB) sobre a flexibilização das máscaras foi feito na quarta-feira (24), antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a ômicron uma “variante de preocupação” do novo coronavírus – o que ocorreu na sexta (26).
Holambra, Lindoia, Socorro, Pedreira e Mogi Mirim
A Prefeitura de Holambra informou que segue, desde o primeiro semestre do ano passado, as orientações e recomendações do Plano São Paulo. “E que, portanto, não exigirá o uso de máscaras de proteção facial em locais externos a partir do dia 11 de dezembro”.
Assim como em Holambra, as prefeituras de Pedreira, Socorro, Lindoia e Mogi Mirim informaram que seguirão o Plano São Paulo.
A reportagem procurou as 31 cidades da região de Campinas, mas o restante não confirmou se vai aderir à medida.
O prefeito de Morungaba informou que todas as questões ainda serão definidas “após a discussão com outros prefeitos da região na próxima reunião da RMC, no dia 29 de novembro”.
Governador João Doria durante coletiva de imprensa na quarta (20) — Foto: ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Outras cidades
Em Campinas, a prefeitura informou que vai decidir sobre a regra na semana que vem. A administração não comunicou a data exata, mas disse que também serão definidas as medidas para réveillon e carnaval.
A Prefeitura de Americana informou apenas que seguirá as normativas do estado, “como já vem acontecendo desde o início da pandemia”.
Já em Hortolândia, a administração municipal reforçou que a decisão está amparada também no fato de que 70% da população foi imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.