CidadesItu

Represa do Braiaiá passa por reforma e amplia capacidade para 40 milhões de litros de água em Itu

A Represa do Braiaiá, em Itu (SP), passou por uma reforma e ampliou sua capacidade para 40 milhões de litros de água. A reforma foi feita após parte da represa se romper no início do ano.

A represa já estava funcionando desde maio, mas precisava de alguns ajustes até a entrega oficial, que aconteceu nesta última  sexta-feira (12).

Com mais de 100 anos de existência, a represa é responsável por abastecer 25% da região central da cidade e tinha, até então, uma capacidade de 16 milhões de litros de água.

De acordo com a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), atualmente, a represa está com 30% de seu volume útil e depende da chuva para chegar a 100.

Problemas com falta d’água

 

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), afirmou à reportagem que existe uma ampliação sendo feita no Sistema Mombaça e que deve captar 600 litros de água por segundo. A obra, no entanto, deve ficar pronta em até 18 meses, no fim de 2023.

Ainda de acordo com o prefeito, o problema com falta d’água na cidade só será 100% solucionado após a finalização da obra já que, por enquanto, as represas da cidade dependem da chuva para serem abastecidas.

De acordo com a CIS, os moradores podem relatar os problemas com falta d’água por cinco canais de comunicação da companhia: pelo telefone 0800 722 4827, pelo WhatsApp (11) 94354-0219 e pelas redes sociais.

 
Com informações TV TEM
 
 
Foto: Reprodução