campinasCidadesIndaiatuba

Restaurantes e hotéis alertam para golpe da promoção falsa via rede social na região de Campinas

Nomes de restaurantes e hotéis da região de Campinas (SP) estão sendo usados por estelionatários via redes sociais para aplicar golpes de promoções falsas e, assim, ter acesso às listas de contatos das vítimas. Um restaurante do bairro Cambuí, em Campinas, informou na segunda-feira (24) que chega a receber até cinco ligações por dia de clientes querendo confirmar as promoções anunciadas.

Na fraude, os golpistas falsificam perfis dos estabelecimentos para emitir cupons de descontos falsos, em valores de R$200 ou R$150, por exemplo. A vítima pode ser acionada por telefone, SMS ou pelo Instagram após clicar em um link disponibilizado pela página.

Em alguns casos, o cliente chega a receber uma ligação informando que foi sorteado, mas é tudo mentira. Os criminosos clonam aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, e quando têm acesso à lista de contatos, começam a pedir dinheiro para conhecidos das vítimas.

Um hotel fazenda em São Pedro (SP) também foi usado no golpe. Um perfil falso anunciava um sorteio de pacote de hospedagem. Os representantes do estabelecimento registraram um boletim de ocorrência quando souberam da fraude, e também formalizaram uma denúncia na rede social.

O Whatsapp disponibiliza um processo que aumenta a segurança do aplicativo, a verificação em duas etapas. A opção pode ser escolhida nas configurações; veja como funciona:

Passo-a-passo para ativar a verificação em duas etapas

  1. Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
  2. Escolha o item “Conta”;
  3. Selecione “Verificação em duas etapas”;
  4. Clique em “Ativar”.

 

Segurança

Antes mesmo de liberar o recurso de segurança, o serviço de mensagens instantâneas já prevê que golpes possam ser aplicados. Por isso, informa que usuários que recebam e-mails para desativar a verificação em duas etapas, mas não se lembrem de terem solicitado esses envios, devem ignorar a mensagem e não clicar no link. “Alguém pode estar tentando registrar o seu número no aplicativo”, explica a empresa.

Para aqueles que optarem pelo recurso de segurança, o aplicativo pedirá de tempos em tempos que insiram o código – isso só deixa de ocorrer se toda a verificação for desativada.

 

Restrições podem apagar conta

Quem ativar a verificação em duas etapas melhora a segurança do acesso à conta do WhatsApp, mas terá de ficar atento às regras da nova ferramenta. A desativação do recurso ou a não inserção da senha pode fazer com que as mensagens sejam apagadas e até levar à desativação da conta.

 

  1. Reverificação: uma vez que a verificação em duas etapas seja ativada, não é possível reverificar o número de telefone com o App em até sete dias após usar o WhatsApp sem código de acesso.
  2. Sem senha, sem e-mail: aqueles que esquecerem a senha de acesso mas não tiverem adicionado um endereço de e-mail para desativar a verificação não conseguirão reverificar o número de celular com o WhatsApp dentro de sete dias a partir do último dia em que o Whatsapp foi usado pela última vez.
  3. Mensagens apagadas: Após o período de sete dias, os usuários que tiverem esquecido a senha e não tiverem cadastrado um endereço de e-mail poderão voltar a fazer a verificar no WhatsApp com número de celular e sem o código de acesso. Só que as mensagens pendentes (aquelas que não haviam sido enviadas ou haviam chegado) serão apagadas.
  4. Conta apagada: Se o usuário fizer a reverificação do número de celular no WhatsApp após 30 dias da última vez o usou o app sem o código de acesso, a conta será apagada. Uma nova será criada após a reverificação. O WhatsApp não informa se a nova conta terá os dados da antiga, como grupos, contatos e conteúdos compartilhados.

 

Foto: divulgação.
Com informações de G1 Campinas.