CidadesSalto

Rio Tietê em Salto tem água escura após chuva e abertura de comportas de barragem

O trecho do Rio Tietê, em Salto (SP), permaneceu com a cor água em tom escuro na última quarta-feira (28), após chuva na capital paulista e abertura de comportas da barragem de Pirapora do Bom Jesus.

De acordo com a Prefeitura de Salto, as comportas foram abertas por causa do aumento do volume do rio na região metropolitana de São Paulo, para evitar enchentes. Com isso, toda lama que fica no fundo da barragem desce rio abaixo.

Portanto, a tonalidade escura é a lama do fundo da barragem de Pirapora. O problema começou na última terça-feira (27), e já está em melhor condição.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que espera que a situação se normalize nas próximas horas.

Já a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) informou que, para auxiliar no processo de limpeza do rio, em conjunto com o governo estadual, tem retirado milhares de toneladas de lixo das grades das usinas Rasgão, Porto Góes e Pirapora.

A concessionária de geração de energia elétrica disse ainda que a operação das barragens e usinas “ocorre estritamente com base nas regras operacionais” e que as “comportas são rotineiramente abertas para o trânsito das águas conforme o volume bem como a demanda do sistema hidroenergético”.

 

Agosto de 2021

Rio Tietê em Salto tem água escura após chuva e abertura de comportas de barragem  — Foto: Renan Pereira Martins/ Arquivo Pessoal

      Rio Tietê em Salto tem água escura após chuva e abertura de comportas de barragem : Foto: Renan Pereira                   Martins

Não é a primeira vez que a água fica escura no Rio Tietê após a abertura das barragens. Em 30 de agosto do ano passado, o esgoto acumulado e a lama desceram, deixando a água com uma tonalidade escura, quase preta.

Moradores registraram a situação e se assustaram com a mudança. Em um dos vídeos enviados à reportagem, um dos moradores fica impressionado com a cor da água e chega a dizer que “parece petróleo”

 

 

 

 

 

 

Com informações: G1 Sorocaba e Jundiaí

Foto: Gilberto Esquerdo/ Arquivo Pessoal