Cidades

Rock in Rio, SP Trip e U2 fazem Viracopos bater recorde em operações com cargas para shows

do G1 Campinas

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, alcançará recorde de operações com cargas de shows internacionais ao integrar a rota para apresentações do Aerosmith, Bon Jovi e Guns N’ Roses no festival São Paulo Trip, a partir desta quinta-feira (21), e do U2, que chega à capital paulista em outubro. Juntos, os acordos de logística somados ao fluxo desde janeiro somam 702,2 toneladas.

Neste ano, a concessionária que administra o terminal já contabilizou movimentação de 228 toneladas de materiais usados no Lollapalooza, além dos shows de Elton John e Justin Bieber.

O diretor de Operações do aeroporto, Marcelo Mota, destaca que Viracopos já iniciou operação especial para receber as cargas das três bandas que também são atrações no Rock in Rio.  “Uma equipe é deslocada somente para atender às bandas. Temos um galpão com 8 mil metros quadrados e as cargas ficam sob vigilância eletrônica e pessoal. No geral, é uma operação rápida em que ela chega, é descarregada e transferida para carretas, mas algo pode ser armazenado”, explica. Os valores envolvidos nos trabalhos são mantidos em sigilo por questões de concorrência.

Ao todo, devem passar por Campinas mais 154,2 toneladas de equipamentos do Aerosmith, Bon Jovi e Guns N’Roses até a próxima semana. Cada demanda vai mobilizar de 25 a 50 profissionais.

“Viracopos tem se consolidado como o aeroporto para shows no Brasil. Oferecemos vantagens competitivas, somos o único a ter ISO 9001 [certifica gestão da qualidade] e há um processo customizado. Há planejamento com aduaneiras, Receita e órgãos de segurança”, diz Mota.

Ao considerar a proximidade de agendas entre os festivais no Rio e São Paulo como efeito positivo para os acordos, a concessionária informou que parte das cargas do Bon Jovi e Guns N’ Roses serão recebidas após as apresentações nas duas cidades, e direcionadas para exportação. Por enquanto, o aeroporto confirma somente a operação de recebimento de equipamentos do Aerosmith.

Fluxo de cargas em Viracopos para os próximos shows

EventoQuantidadeTransporteProfissionais mobilizados
Bon Jovi17 toneladas (saída para exportação)3 carretas30 a 35
Aerosmith37,2 toneladas (chegada)5 carretas25 a 30
Guns N’Roses100 toneladas (saída para exportação)7 carretas45 a 50
U2320 toneladas (chegada)40 carretas70 a 80

Recorde

A estrutura para shows do U2, em outubro, totalizam 320 toneladas que devem chegar a Campinas em três aeronaves. Entre os modelos possíveis estão Boeing 747-400 e 747-800.

O total é o maior já registrado pela concessionária à frente de Viracopos desde novembro de 2012, considerando-se exclusivamente shows internacionais realizados no Brasil. Ela representa, por exemplo, metade da operação para a Fórmula 1, que será realizada pelo terminal em novembro.

“O ano que tivemos mais cargas foi em 1993, quando o aeroporto recebeu 400 toneladas do Michael Jackson. Por ano, recebemos média de 260 toneladas”, lembra Mota. A maior parte da saída dos equipamentos do U2, após as apresentações no Morumbi, deve ocorrer via marítima.

A banda fará shows nos dias 19, 21, 22 e 25 de outubro. Mais informações pelo site Tickets For Fun.

Negociações

Ainda de acordo com o diretor de operações, outros três acordos ligados a shows estão em negociação, mas os nomes dos artistas não foram revelados. Entre os shows previstos para São Paulo, até dezembro, estão da banda Coldplay e dos cantores Paul McCartney e Bruno Mars.

São Paulo Trip

  • 21/09 (quinta-feira): The Who + The Cult
  • 23/09 (sábado): Bon Jovi + The Kills
  • 24/09 (domingo): Aerosmith + Def Leppard
  • 26/09 (terça-feira): Guns N’ Roses + Alice Cooper

O festival será na Arena Palmeiras e os ingressos custam entre R$ 150 e R$ 780.

A venda on-line é feita pelo site Ingresso Rápido.

“Veterano” de Rock in Rio conta experiências ao Comando Notícia