CidadesIndaiatuba

Saae Indaiatuba nega racionamento e diz que Mirim está com 60%

HUGO ANTONELI JUNIOR

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba (SP) negou a chance de haver racionamento de água na cidade neste momento. Em nota enviada nesta quarta-feira (30) ao Comando Notícia, a autarquia informou que “o racionamento está totalmente descartado” e que há “disponibilidade hídrica para suportar alguns meses sem chuvas ainda.”

Sobre as imagens que circulam nas redes sociais do reservatório do rio Capivari-Mirim vazio, o Saae informou que na terça-feira (29) “choveu uns 10 mm na barragem, que estava em 60% de sua capacidade de armazenamento, com a chuva deve ter aumentado, mas ainda não conseguimos medir.”

Falta de água

Leitores do Comando Notícia reclamaram de falta de água desde terça. Um deles é do bairro Colinas 2. “Estamos desde às 14 horas sem água”, afirmou na noite de terça. “Acho que eles deveriam avisar. Isso é sacanagem dessa prefeitura mal administrada. Para cobrar a água é no dia certinho. Indaiatuba está abandonada”, reclama. Na manhã desta quarta o bairro continuava sem abastecimento.

Outra pessoa que acompanha o site e mora no Jardim Carlos Aldrovandi informou que está sem água há mais de 24 horas. “Ontem liguei no Saae e me falaram que tinha um problema e que foi consertado. Eles disseram que só estava esperando a água chegar ao nível e assim passar para os bairros. Acordei hoje (quarta) e nada de água. Sendo que muitas pessoas aqui no bairro não tem caixa d’água e estão sem água para nada.”

Em nota, o Saae informou que “houve um vazamento na adutora de água bruta na segunda-feira e a estação ficou muitas horas sem tratar causando baixa nos reservatórios de água tratada e devido ao alto consumo e mais alguns probleminhas com queda de energia, estamos recuperando o sistema ainda. Acreditamos que apenas na madruga esteja totalmente restabelecido.”

“Em virtude do rompimento da adutora de água bruta do rio Capivari-Mirim, que transporta água para a Estação de Tratamento de Água – Vila Avaí, foi necessário interromper o tratamento. Essa interrupção ocasionou queda nos níveis dos reservatórios, agravado pelo consumo elevado devido ao forte calor. O conserto foi finalizado nesta madrugada e o bombeamento de água para tratamento já foi retomado, porém, o sistema de distribuição ainda está se restabelecendo, causando baixa pressão nas redes da Zona Norte. Pedimos que a população economize água para que o sistema volte mais rapidamente. Agradecemos a compreensão”, diz o comunicado.

fotos: divulgação