Cidades

Saae inicia desassoreamento dos lagos do Parque das Frutas

A Prefeitura de Indaiatuba e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) trabalham no desassoreamento dos lagos do Parque das Frutas, que são formados pelo córrego São Lourenço. O serviço foi iniciado quarta-feira (13) e a previsão é de que seja concluído em dois meses.

Conforme explicou o prefeito Nilson Gaspar, o desassoreamento traz inúmeros benefícios aos mananciais. “Entre esses benefícios estão o aumento do volume de reservação, melhora a qualidade da água, ao retirar o lixo e material orgânico decomposto depositado, e revitaliza as nascentes”, destacou.

O assoreamento acontece principalmente devido a restos de material de construção que ficam nas calçadas e com a chuva e o vento, a areia, terra e o entulho descem pelas galerias pluviais e acabam no Parque Ecológico.

Gaspar informou, também, que todo o material retirado do fundo dos lagos é levado para o Aterro Sanitário, onde passa por um processo de secagem e é reaproveitado nos jardins e nos plantios feitos pela Prefeitura e pelo Saae. “Utilizamos esse composto como fertilizante para nossas áreas verdes”, finalizou o prefeito.

 

Fotos: Giuliano Miranda  RIC/PMI