CidadesIndaiatuba

Saae promove treinamento de NR 33 para funcionários do setor de manutenção

Foram abordados temas como avaliação dos riscos, procedimentos de resgate e primeiros socorros

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), promoveu na quarta-feira (21), um Treinamento de NR 33 – Trabalho em Espaço Confinado. A capacitação, proposta pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, da autarquia, Luís Fernando Jacobsem Crosato, teve como público-alvo os funcionários do setor de manutenção do departamento de Manutenção, Tratamento e Controle de Qualidade.

O curso foi realizado no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello (ETE MAC). Na sexta-feira (23), no mesmo local, acontece um Treinamento sobre Trabalho e Altura.

Com uma carga horária de oito horas, o treinamento teve como objetivo capacitar os trabalhadores para a realização de serviços em espaços confinados nas dependências do Saae. Esses espaços incluem o interior de reservatórios, tanques de armazenamento de produtos químicos, galerias subterrâneas, entre outros locais que apresentam condições limitadas de entrada e saída.

O engenheiro Luís Fernando, destacou a necessidade de atualização constante sobre os procedimentos de segurança em espaços confinados, devido aos riscos envolvidos nesse tipo de atividade.

Durante o treinamento, os funcionários receberam orientações sobre as normas de segurança e os protocolos a serem seguidos ao trabalhar em espaços confinados. Foram abordados temas como identificação e avaliação dos riscos, utilização de equipamentos de proteção individual, procedimentos de resgate e primeiros socorros.

O superintendente da autarquia, Engenheiro Pedro Claudio Salla, reforça o compromisso do Saae em promover treinamentos regulares, visando à atualização e aprimoramento das habilidades de sua equipe. “A segurança dos funcionários é uma prioridade e o conhecimento adquirido por meio dessas capacitações contribui diretamente para a prevenção de acidentes e a preservação da integridade física dos funcionários”, destaca Salla.

 FotoDCS/Saae