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SAAE recebe ares PCJ para implantação de etapa do método de gestão “acertar”

O ACERTAR visa o desenvolvimento de Metodologias de Auditoria e Certificação de informações do SNIS

Na última quinta-feira (15), representantes de diversos departamentos do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) estiveram reunidos com a Tato Consultoria, empresa contratada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), para auditar as ações realizadas pela autarquia para a implantação da terceira etapa da metodologia “ACERTAR”, um projeto entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR , através do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS, que tem como objetivo aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento, visando o desenvolvimento de Metodologias de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Participaram da reunião pela Tato Consultoria, o diretor de administração Thiago Ademir, os consultores Edson Almeida, Alberto Camargo e Alisson Rodrigo, pela ARESPCJ os analistas de Regulação e Fiscalização Edilincon Martins de Albuquerque e Sergio Rodrigues de Carvalho, e pelo Saae representantes de diversos departamentos: Administração, Arrecadação, Contabilidade, Gabinete, Informática, Hidrometria e Fiscalização, Planejamento, Projetos, Tratamento e Manutenção. 

O ACERTAR é composto por 5 etapas: 1 – Diagnóstico das práticas de auditoria e certificação de informações adotadas por parte das agências reguladoras,  2 – Desenvolvimento de metodologias e elaboração de guias para auditoria e certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviço ao SNIS, 3 – Campanhas piloto para aplicação dos guias em prestadores de serviços, 4 – Elaboração de manual de melhores práticas de gestão de informações destinados aos prestadores de serviços e 5 – Cursos sobre as metodologias propostas para auditoria das informações geradas pelos prestadores de serviços.

A primeira etapa foi o mapeamento dos processos, afim de identificar os procedimentos na autarquia. A segunda consiste no envio de todo este material para a ARES-PCJ através da plataforma PROTIX e a terceira etapa consiste na auditoria dos técnicos que analisaram as informações e orientam as ações e ajustes necessários para implantação das próximas etapas.

 

 

 

 

 

Foto: Arquivo – DCS/Saae