
Projeto terá estrutura para formar profissionais para uma demanda diferenciada do mercado de trabalho
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), celebra parceria com a empresa Singer do Brasil. Na próxima terça-feira (08/7) às 11h, será assinado o Termo de Cooperação da Sala Singer – Comunidade Criarte, espaço que está localizado nas proximidades da fábrica da empresa em Indaiatuba, e estará estruturado com 23 máquinas de costura e acessórios diversos, doados pela marca.
A iniciativa tem como objetivo capacitação profissional com aulas gratuitas de costura, foco na formação profissional e estimular a economia criativa, que está diretamente alinhada com desenvolvimento local e novos aprendizados para transformar conhecimento técnico em oportunidades reais de trabalho em um mercado exigente e diversificado.
A Sala Singer está equipada com produtos da marca e infraestrutura de ponta, terá orientação profissional de qualidade, para promover aulas diferenciadas, com conteúdo dinâmico e atualizado, para impulsionar talentos e habilidade dos participantes, conectando cultura, inovação e mercado de trabalho.
A parceria com a Singer do Brasil, uma marca com profunda história no país e forte atuação em projetos sociais e de fomento à criatividade e ao empreendedorismo, representa um marco para o cenário cultural de Indaiatuba. A Singer, que inclusive possui uma fábrica na cidade, tem um histórico de alinhar-se a práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e ao desenvolvimento de microempreendedores através de projetos sociais.
“Mais do que ensinar uma técnica, estamos conectando cultura, inovação e o mercado de trabalho. Essa iniciativa está totalmente alinhada aos princípios de ESG, que a Singer tão bem pratica, e ao nosso compromisso de desenvolver microempreendedores e promover a economia criativa em Indaiatuba. Acredito que, ao transformar o conhecimento técnico em oportunidades reais de trabalho e empreendedorismo, estamos investindo no futuro das nossas famílias. Este é mais um passo de Indaiatuba rumo a um desenvolvimento que inclui a todos”, ressaltou o prefeito Dr Custódio Tavares.
Essa união estratégica permitirá à Prefeitura expandir suas iniciativas, explorando novas possibilidades e fortalecendo programas que impactam diretamente públicos diferenciados e variados. Detalhes sobre as primeiras ações e projetos a serem desenvolvidos a partir dessa parceria serão divulgados em breve, mas a ideia inicial é ter aulas semanalmente, com turmas de 15 a 25 participantes, tudo gratuito.
“Queremos que a costura seja uma possibilidade de independência financeira e melhorar condições de vida. A Sala Singer nasce com o propósito de permitir que mais pessoas possam transformar suas habilidades em fonte de renda e autonomia”, afirma Concheta Feliciano, Diretora de Marketing & E-commerce Latam da Singer no Brasil (SVP Worldwide, proprietária também das marcas Husqvarna Viking e Pfaff).
Os cursos serão conduzidos por oficineiros contratados, especificamente, para gerenciar as aulas, com possibilidade de atuação tanto de profissionais vinculados à prefeitura quanto de parceiros externos especializados, assegurando qualidade técnica e alinhamento com os objetivos culturais do projeto.
A Secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho Ferreira, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. “A economia criativa é uma ferramenta transversal que articula cultura, desenvolvimento e inclusão. Ao fortalecer iniciativas como o Criarte, o município reafirma seu compromisso com uma gestão pública inovadora, o mercado cultural está em plena expansão e desejamos ter produção de qualidade para suportar exatamente essa demanda”, avaliou a secretária.
Com a estruturação da Sala Singer na Comunidade Criarte, a atuação conjunta de profissionais qualificados, faz com que este projeto potencialize vocações locais, dialogue com as demandas do setor têxtil da cidade, que já conta com forte presença industrial.
Indaiatuba concentra cerca de 215 empresas no setor de confecção, de acordo com a Plataforma Econodata. Os dados reforçam o potencial da capacitação para inclusão produtiva em um segmento com demanda constante, promovendo um ciclo virtuoso de aprendizado, empregabilidade e transformação social.
Ao incentivar que mais pessoas vejam a costura como possibilidade de negócio e expressão criativa,
fortalece a identidade cultural da região e estimula práticas de desenvolvimento integradas e sustentáveis.
O projeto será contínuo, com previsão de manutenção e expansão conforme a demanda, com a possibilidade de criar turmas para determinados bairros ou para um público-alvo, de acordo com a necessidade das comunidades locais.
Com essa colaboração, a Prefeitura de Indaiatuba e a Singer do Brasil reforçam seu compromisso com a valorização da cultura e a criação de oportunidades, tecendo um futuro ainda mais promissor para a arte e o desenvolvimento local.
Com informações: Assessoria-PMI