CidadesSalto

Salto amplia rodízio no abastecimento de água a partir desta segunda-feira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto (SP) ampliou o rodízio no abastecimento de água a partir desta segunda-feira (23). Agora, os moradores vão ter 24 horas de abastecimento para outras 24 horas de suspensão.

No domingo (22), o nível do Ribeirão do Piraí, que abastece 80% do município, chegou a um ponto que impediu a captação e o serviço precisou ser totalmente suspenso, deixando os moradores sem água.

Diante do cenário, o rodízio no fornecimento de água será feito dia sim, dia não. E, para isso, os bairros atendidos pela ETA do João Jabour foram divididos em dois grupos (A e B), assim como os da Bela Vista.

Por conta do calor e dos dias mais secos, o nível da barragem Piraí caiu 10% em relação ao momento em que o plano de racionamento de água começou.

“Hoje, a alternativa foi optar pelo racionamento em 24h com água, e 24h sem água. Nós iniciamos o racionamento em julho, fazendo o esquema da fase azul, em 36h com abastecimento e 12h sem. Por conta dos níveis de captação e dos níveis dos nossos mananciais, tivemos que reduzir esse período com água e aumentar o período sem água”, explica o superintendente interino Saae Salto, Alison Henrique Bressiano.

Ainda de acordo com Alisson, a concessionária está buscando estratégias para captar água de outras maneiras.

“Nós já estamos fazendo estudos de poços de algumas regiões da cidade, onde nós possamos estar captando água, bem como a instalação de novos reservatórios em regiões estratégicas do município”, comenta.

O prefeito da cidade, Laerte Sonsin, também explicou o motivo do racionamento e orientou como os moradores podem economizar água.

“O nível do Ribeirão Piraí, que é o nosso ponto de captação de água, baixou muito. Por conta disso, também tivemos que interromper hoje o abastecimento. Se nós conseguirmos manter os níveis de água para que o sistema de rodízio seja aplicado, conseguiremos abastecer no planejamento original. A gente pede que a população faça a sua parte, que não desperdice água. Nós precisamos participar desse processo de economia de água”, finaliza.

Com informações: G1 Sorocaba /Jundiaí