CidadesSalto

Salto: ato solene marca os 321 anos da cidade

A Prefeitura de Salto celebrou neste domingo, 16 de junho, os 321 anos da cidade em ato solene no Jardim Tropical do Complexo Turístico da Cachoeira.  A manhã foi voltada aos valores locais e à celebração da história e das tradições da comunidade saltense, naquele que é um dos mais conhecidos pontos turísticos da nossa cidade.

A comemoração contou com a presença do prefeito de Salto Geraldo Garcia, do vice-prefeito, Dr. Wagner Correia da Silva, do presidente da Câmara Municipal, Lafaiete Pinheiros dos Santos, dos vereadores: Vinícius Saudino, Álvaro Pacheco, Clodoaldo Martins, Ezequiel de Souza Damasceno e Luiz Carlos Batista. Os secretários municipais também participaram da celebração.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Geraldo Garcia destacou como a ato de doação das terras do então Sítio Cachoeira, pelo Capitão Antonio Vieira Tavares, se tornaria um marco para a nossa cidade e a representação daqueles que construíram a nossa cidade. “Salto é uma somatória de todas as pessoas que contribuíram para seu crescimento e fizeram o que ela é! Nada seria mais inspirador do que escolher este local para homenagear a nossa cidade. Hoje os homenageados representam todos aqueles que fazem parte da história. Gratidão é a palavra que resume este dia tão especial de 16 de junho!”, destacou.

Para exaltar as maravilhas da nossa cidade acolhedora, a Prefeitura de Salto, juntamente com os artistas saltenses, prestou uma homenagem contanto através de sua arte, um pouco da sua história e das pessoas que construíram a cidade. Uma dela foi a recriação do painel do artista saltense Flávio Pretti, encenado pelos bailarinos da Faces Ocultas Cia de Danças. Os povos que imigraram para Salto, como a colônia italiana, espanhola e japonesa, também foram representados pelas companhias de dança: Blow Up, pela bailarina Talma di Lelli e Grupo Odori da Anibras. Os migrantes, vindos de diversos estados do Nordeste e do sul do Brasil receberam destaque na apresentação realizada pelo grupo de dança do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

Na oportunidade, o Poder Público homenageou quatro servidores públicos: Luiz Carlos Pavani, Manoel Dias Vieira e a professora Selma Aparecida de Souza Almeida, a esportista e professora Leidnice Eloiza Félix; símbolos de dedicação e empenho na realização de seus trabalhos.

Outros destaques do município nas mais diversas áreas também serão homenageados pelo poder público, dentre eles: a atriz Maria Ivonete Magnanini, o professor e dançarino Odair Prado Zulu, o artista André Luiz Odin Padreca e o professor Lázaro Boaventura.

A bandeira de Salto foi erguida ao som do texto “Dois Amantes” do professor Antônio Valderez Bergamo da Silva, que destaca a relação entre o Homem e a Cidade. O hino de Salto entoado pela Orquestra de Metais do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari” finalizou ao Ato Solene dos 321 anos!