A Prefeitura de Salto iniciou nesta quarta-feira (12), os primeiros trabalhos de limpeza, após as enchentes que atingiram a cidade nesta semana. As equipes da Defesa Civil, Secretaria da Defesa Social e do Meio Ambiente realizam uma força-tarefa para dar início à limpeza dos locais afetados pelas cheias.
As sedes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), começaram os trabalhos de limpeza; assim como nas ruas Rui Barbosa x Rua Bruxelas, Rua Fagundes Varela, Avenida Vicente Schivitaro, Rua Marechal Rondon, ponte do Rio Jundiaí.
Peixes ficou enroscado a um metro e meio do chão na grade da se da Guarda de Salto,ponto em que chegou a água.
Os bairros mais atingidos foram: Jd. Sevilha, Vila da Barra, Jd. Três Marias, bairro Estação e região central. A Defesa Civil realiza o levantamento da quantidade de casas e comércios atingidos pelas cheias. As equipes da Secretaria de Obras e Serviço Públicos atendem as áreas de estrada de terra, com manutenção, especialmente na manutenção nas estradas do Jd. Buru.
A Prefeitura ainda avalia os danos causados nas enchentes, especialmente no Complexo da Cachoeira. A Ilha dos Amores e o Memorial do Rio Tietê foram bastante danificados pela força das águas.
O Parque das Lavras e o Parque do Lago seguem interditados até o recuo total das águas e limpeza dos espaços. O Complexo da Cachoeira que abrange a Ilha dos Amores, Memorial do Tietê, Ponte Pênsil, Caminho das Esculturas e Parque Natural Ilha da Usina também, segue interditado por questões de segurança.
No momento há cinco pontos de alagamento: Avenida Castro Alves, trecho final da Rua 24 de Outubro, Parque do Lago, Parque das Lavras e Complexo da Cachoeira. O Rio Tietê registra vazão de 600 m³ no momento. As duas famílias desalojadas, já retornaram às suas casas na tarde desta quarta-feira (12).
fotos: Hugo Antoneli Junior/Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia