CidadeCidadesSalto

Salto cria plano de racionamento de água para enfrentar período de estiagem

Salto (SP) já começou a preparação de um plano de racionamento de água para o período de seca. Isso porque a cidade não tem reservatório e depende exclusivamente das condições climáticas e da água que vem dos mananciais.

Como 2021 foi um ano bastante seco, com uma grave crise hídrica, o município decidiu se antecipar. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a prefeitura publicaram um decreto e apresentaram um plano todo detalhado para a população dois meses antes do que foi feito no ano passado.

Em janeiro, fevereiro e março deste ano, choveu bastante na cidade, mas neste mês de abril não, o que fez com que acendesse um sinal de alerta entre as autoridades.

Em abril, choveu 10 mm em Salto. No mesmo mês do ano passado, foram 30 mm. Além disso, a cidade não tem previsão de chuva para os próximos dias.

De acordo com o plano, serão implantadas quatro fases: azul, amarela, laranja e vermelha. Na vermelha, a mais restritiva, as casas e comércios poderão ficar até um dia e meio sem água e 12 horas com abastecimento. Isso para garantir que os mananciais, mesmo com um pouquinho de chuva, consigam se reabastecer com as condições climáticas.

Ainda não há uma data para quando o racionamento irá começar, porém, as casas e comércios que recebem água da estação de tratamento da João Jabur podem iniciar mais cedo do que os outros moradores na cidade.

Isso porque a estação já está passando por uma situação delicada. No local, há uma parte de reservação de água que entra para o tratamento e ela está muito baixa.

Um sinal de alerta foi dado e os moradores serão avisado com antecedência caso isso venha a acontecer. Multas também serão aplicadas, como aconteceu no ano anterior, e os moradores terão que se organizar em relação ao reservatório.

Com informações: G1 Sorocaba e região

Foto: Carlos Henrique Dias e Talissa Medeiros