CidadesSalto

Salto realiza reajuste de 21,63% na tarifa de água e esgoto

Salto (SP) vai realizar um reajuste de 21,63% na tarifa de água e esgoto. O aumento começa a valer em agosto e, segundo o Saae de Salto, visa cobrir prejuízos causados pela inflação da energia e produtos e pela inadimplência verificadas desde dezembro de 2019, ano da última correção.

O Conselho de Regulação e Controle Social de Salto (CRCS) aprovou por unanimidade, em reunião na última terça-feira (5), o reajuste de 21,63% nos valores das tarifas de água e esgoto cobradas no município e de 11,73% nos demais serviços prestados pelo Saae (instalação de hidrômetros, religação de ramal, visitas técnicas e outros).

Segundo o Saae, o aumento nas tarifas tem o objetivo de corrigir o impacto financeiro sofrido pela autarquia com o aumento expressivo da energia elétrica, dos produtos químicos utilizados no tratamento da água (que subiram em média 60%) e da inadimplência, cujo prejuízo acumulado é de R$ 12 milhões.

A última correção de tarifas, de 9,75%, havia sido feita em 2019 – desde então os valores estavam congelados por causa da pandemia. Os cortes de água por falta de pagamento também ficaram suspensos de maio de 2020 até janeiro de 2022.

O Saae ainda informou que entende a dificuldade econômica, mas que a autarquia, sem dinheiro para realizar os investimentos e as obras necessárias, não vai conseguir oferecer um bom serviço à população.

Ainda mencionou a ajuda financeira feita pela Prefeitura para pagamento de servidores, em dezembro passado, como exemplo das dificuldades enfrentadas.

Os novos valores das tarifas de água e esgoto começam a entrar em vigor a partir de agosto e chegar às contas dos usuários em setembro.

Segundo os técnicos e o diretor da Agência, Carlos Roberto Gravina, para chegar a essa porcentagem de 21,63% foram levados em conta “tanto o passado quanto o futuro” – a inflação acumulada nos últimos três anos, de 22%, por exemplo, e os investimentos que o SAAE projeta em obras e melhorias no sistema de abastecimento de água e de coleta de esgoto.

Com informações: G1 Sorocaba e Jundiaí 

Foto: Saae Salto/Divulgação