CulturaSalto

Salto terá maestro João Carlos Martins em março

Parafraseando Ludwing van Beethoven, “a música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos”. Tal vínculo é disseminado com verdadeira paixão pelo Maestro João Carlos Martins, que em março vai reger a Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica do SESI-SP em concerto gratuito na cidade de Salto. Os ingressos terão distribuição online pelo site dcolor.art.br/ingressos a partir do dia 18 de março.

O espetáculo, cujo programa apresenta obras de músicos e compositores renomados, é marcado também pela interação entre público e Maestro, que compartilha fatos e curiosidades do cenário da música erudita no Brasil e no mundo. Em Salto, o concerto acontece na Sala Palma de Ouro, a partir das 20h.

Este projeto está alinhado com os valores do Maestro, de levar a música erudita para as mais diversas plateias do país, com o intuito de propagar a cultura erudita às pessoas que, muitas vezes, não tem acesso”, comenta o coordenador do projeto, Anderson Horácio.

Considerado um dos maiores intérpretes de Bach pela imprensa internacional, João Carlos Martins fez seu primeiro recital no Carnegie Hall aos 21 anos, tocando com as maiores orquestras americanas e europeias. Uma série de problemas nas mãos fez com o que o músico retomasse a carreira como regente e, embora tenha anunciado sua aposentadoria dos pianos no início de 2019, voltou a tocar o instrumento em janeiro deste ano, graças a uma luva biônica.

Com produção das empresas Villa 7 | AH 7 Produções Culturais em parceria com a D’Color Produções Culturais, Maestro João Carlos Martins & Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica Sesi-SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC ICMS). Em Salto, o concerto é patrocinado pela Tuberfil e recebe os apoios da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e da Sala Palma de Ouro.

A Orquestra

Formada por um grupo de músicos selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, a Orquestra de Cordas (que faz parte da Fundação Bachiana Filarmônica) é elogiada no mundo todo. Estruturada por cinco primeiros violinos, quatro segundos violinos, três violas, dois cellos, um contrabaixo, um oboé, um fagote, um clarinete, uma flauta e uma percussão, a orquestra é integrada por profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo.

Benefícios da música clássica        

Exercendo efeito calmante em quem a ouve, a música clássica reverbera em benefícios que vão além do campo terapêutico. Segundo um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, ela auxilia na saúde do cérebro, uma vez que ativa os genes associados à função cerebral que ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas. Ouvir música clássica com frequência pode ainda ajudar na redução da dor e ansiedade, na baixa da pressão arterial, aumentar e despertar emoções e auxiliar no combate à insônia, além de potencializar a memória, a criatividade, o raciocínio espaço-temporal e a coordenação motora (especialmente das crianças).

foto: divulgação