Cidades

São Paulo tem 21 mil exames esperando resultados

Os números oficiais da Covid no Brasil ainda estão muito distantes da realidade porque faltam testes para detectar o coronavírus nos pacientes. Só no estado de São Paulo, por exemplo, 21 mil casos suspeitos ainda esperam por resultados.

No fim de março, a Secretaria da Saúde de São Paulo informou que, em duas semanas, iria ampliar de 400 para 8 mil o número de testes de Covid-19 processados por dia. O prazo venceu nesta sexta-feira (10) e o número ainda está muito longe da meta. São apenas 1.300 exames por dia. Enquanto isso, a fila de espera cresce.

Segundo o boletim epidemiológico do governo de São Paulo, no dia 8 de abril, havia mais de 21 mil exames em análise; outros 6,3 mil para triagem, e quase 2 mil para encaminhar. O que dá mais de 30 mil.

O coordenador de Controle de Doenças do estado diz que em vez de 30 mil, o correto é considerar 21 mil exames à espera de um resultado. “Tem testes que chegam em duplicidade, tem testes que chegam sem possibilidade de análise por conta da qualidade do material, e tem testes que o sistema informa que foram enviados, mas eles, na verdade, não chegaram, não foram recebidos pelo laboratório”, afirma Paulo Menezes.

Ele atribui o não cumprimento do prazo previsto pelo próprio governo a dificuldades na estrutura dos laboratórios e à falta de insumos. “Muitos países estão comprando quantidades muitos grandes e o Brasil também tem alguma dificuldade de conseguir o quantitativo necessário. Agora, foi refeito o plano de expansão e nós pretendemos chegar a 8 mil até o final do mês de abril”, explica Paulo.