CidadesIndaiatubasaúde

Saúde prorroga uso da vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos até dezembro

A vacina tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica – DM pelos sorogrupos A, C, W e Y

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba dá continuidade, por meio do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, à autorização do uso temporário até 31 de dezembro deste ano da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes de 13 e 14 anos de idade. Antes, a vacina teve autorização de uso nessa faixa etária até 30 de junho.

A medida tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica – DM pelos sorogrupos A, C, W e Y, além de otimizar o uso das doses desta vacina, em virtude do seu baixo consumo nos últimos anos e da existência de quantitativo de doses da mesma.

A vacina está indicada para adolescentes de 11 a 12 anos no calendário de rotina.

A imunização está disponível em todas as UBS de Indaiatuba de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Por que vacinar um adolescente com a meningocócica ACWY?

A vacina Meningocócica ACWY é recomendada para adolescentes de 13 a 14 anos de idade por várias razões. A vacina protege contra quatro tipos de meningococos: os sorogrupos A, C, W e Y, que são as principais causas de meningite bacteriana e outras infecções invasivas.

A meningite meningocócica é uma infecção grave das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e pode levar a complicações graves, incluindo danos cerebrais, surdez, amputação de membros e até mesmo a morte. A vacinação é a melhor forma de prevenir a infecção.

Os adolescentes são considerados um grupo de risco para a disseminação da meningite meningocócica, uma vez que a bactéria pode se espalhar facilmente em ambientes com aglomeração de pessoas, como escolas e dormitórios. Ao vacinar essa faixa etária, reduz-se a chance de transmissão da doença para outras pessoas.

Ao receber a vacina, o adolescente está se protegendo individualmente contra a doença. Além disso, a imunização em massa ajuda a criar uma imunidade coletiva, reduzindo o risco de surtos e protegendo aqueles que não podem receber a vacina, como pessoas com sistema imunológico comprometido.

As vacinas são recomendadas com base em evidências científicas e orientações de autoridades de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os órgãos de saúde locais. Essas organizações avaliam continuamente os dados epidemiológicos e a eficácia das vacinas para fazer recomendações sobre quais grupos devem receber determinadas vacinas.

Em resumo, a vacina Meningocócica ACWY é recomendada para adolescentes de 13 a 14 anos para protegê-los contra a meningite meningocócica e prevenir a disseminação da doença.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI