A Secretaria de Cultura promoveu mais uma edição da ‘Páscoa Encantada’, com diversas atrações nos dias 10 e 17 de março. A ação contou com decoração temática em diversos pontos da cidade, apresentações de bandas da cidade, atividades infantis e Feira Gourmet, promovida pelas entidades da cidade e pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade). Dentre as diversas atrações culturais promovidas durante o ano pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, a programação natalina ganhou destaque com a ampliação dos eventos direcionados para toda a família na época mais festiva do ano, que foi denominado “Encantos de Natal”. Além da já tradicional Parada de Natal, que este ano atraiu cerca de 20 mil pessoas nos dois dias de apresentação, a secretaria promoveu o “Encantos de Natal pelo Mundo”.
“Foram duas apresentações dessa grandiosa atração que uniu praticamente todos os nossos corpos estáveis e alunos das oficinas culturais, com orquestra, coral, teatro e dança. Contamos a história do nascimento do menino Jesus, abordando também a magia do Papai Noel e do natal como um todo. Foi um show belíssimo e uma experiência enriquecedora que deu muito certo e atraiu mais de cinco mil pessoas. No próximo ano pretendemos ampliar as atrações culturais colaborativas entre os grupos da cidade e também de fora”, avaliou a secretária de cultura, Tânia Castanho.
Para 2019 ela anuncia mais novidades. “O nosso carnaval vai ganhar uma matinê de marchinhas, para que os pais possam levar as crianças para se divertirem tranquilamente. Também estamos planejando a realização de um Festival de Inverno, com diversas atrações culturais, além do fortalecimento das ações da cultura já tradicionais em Indaiatuba, como o Maio Musical e o Festival de Rock, além de muitas atrações que promovemos em parceria com o Governo do Estado e apoio de empresas privadas”, garantiu Tânia.
A 2ª edição do São João na Praça aconteceu nos dias 09 e 16 de junho na praça Prudente de Moraes, que também foi decorada para a tradicional comemoração junina. O evento, que tem como objetivo resgatar a tradição das festas populares e típicas de rua, contou com a parte gastronômica e brincadeiras e danças típicas, apresentadas por alunos da rede municipal de ensino e também do Funssol.
Em setembro foi implantado o “Programa Caminho das Rosas”, que consiste em uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam ser acolhidas de forma humanizada e orientadas sobre como proceder. O evento teve como tema “Relacionamento Abusivo: Sinais”.
Idealizadora do programa, Tânia Castanho ressaltou que os casos de violência contra a mulher são identificados principalmente nos serviços de saúde, de assistência social ou órgãos de segurança pública. “A vítima as vezes recorre a uma unidade de saúde e caso o médico identifique a violência, esse caso será inserido no sistema de proteção à mulher, um mecanismo de gestão da informação, nas secretarias de saúde, segurança e social”, explicou.
foto: divulgação