Secretária de Comunicação conhece novo programa de acolhimento a mulheres vítimas de violência

Visita contou com a presença da responsável pela Coordenadoria de Mulheres do município
Na tarde desta quarta-feira (09), a secretária Municipal de Comunicação de Indaiatuba, Dra. Graziela Milani, acompanhada da responsável pela Coordenadoria de Mulheres do município, Geneilce Marques, participou de uma reunião com a primeira-dama de Campinas, Maria Giovana Fortunato. O encontro teve como objetivo conhecer o novo programa de acolhimento a mulheres vítimas de violência, implantado pela Prefeitura de Campinas no último dia 27 de janeiro.
A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas que colocam a detecção e o enfrentamento da violência contra as mulheres como prioridade transversal da gestão pública, envolvendo diferentes áreas do poder público. Sobre o projeto, a primeira-dama de Campinas, Maria Giovana Fortunato, destaca que a iniciativa recebeu atenção especial da administração municipal. “Quando falamos em combate à violência contra a mulher, estamos falando de educação, de prevenção e de ação. Por isso, nosso trabalho passa por orientar, informar e conscientizar, mas também por estruturar políticas públicas que protejam de verdade quem precisa”, afirma.
Entre as principais medidas do programa estão a redução do prazo para concessão do auxílio-moradia, que passa de 30 para 15 dias, garantindo uma resposta mais ágil às vítimas; o investimento em capacitações voltadas à promoção da masculinidade saudável, com foco na conscientização e na formação de homens como multiplicadores das ações de proteção; além da criação de um grupo estratégico de segurança, responsável pela tomada de decisões no enfrentamento à violência.
De acordo com a secretária Municipal de Comunicação, Dra. Graziela Milani, o programa apresentado pode contribuir significativamente para o fortalecimento das políticas de prevenção e para a redução dos casos de feminicídio.“Conhecer iniciativas como essa nos permite ampliar o olhar sobre políticas públicas eficazes e humanizadas. O programa de Campinas demonstra que o enfrentamento à violência contra a mulher exige ações integradas, inovação e, acima de tudo, sensibilidade para acolher e proteger quem mais precisa. Viemos em busca de referências e para compreender como essas ações são realizadas na prática, sempre com o foco em trazer inovações que contribuam diretamente para o bem-estar da nossa população”.
Outro destaque é o desenvolvimento de uma ferramenta baseada em inteligência artificial, que permitirá mapear padrões de comportamento relatados por vítimas de violência doméstica. A tecnologia tem como objetivo auxiliar na identificação de agressores, fortalecer ações preventivas e contribuir para a redução de casos de feminicídio.
A visita reforça a troca de experiências entre os municípios e o compromisso de Indaiatuba em buscar boas práticas e soluções inovadoras para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e aos direitos das mulheres.
A responsável pela Coordenadoria de Mulheres de Indaiatuba, Geneilce Marques, destacou o caráter preventivo e estratégico das ações apresentadas. “As medidas demonstram um avanço significativo, especialmente no uso da tecnologia e na atuação preventiva. Trabalhar a conscientização, envolver os homens nesse processo e utilizar dados para antecipar situações de risco são caminhos fundamentais para salvar vidas”, pontua.
Foto: Secom/PMI







