CidadesIndaiatuba

Secretaria de Educação de Indaiatuba realiza Aula Magna do curso de pós-graduação em autismo

Formação gratuita voltada para docentes da Rede Municipal visa atender o Plano Municipal de Educação de Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba realizou nesta segunda-feira (19/2) a Aula Magna do curso de pós-graduação em autismo com base no modelo de ensino estruturado para docentes da Rede Municipal. A formação é gratuita para os participantes e conta com investimento municipal de mais de R$ 800 mil. O é objetivo atender o Plano Municipal de Educação de Indaiatuba – Câmara Temática: Formação e Valorização dos Profissionais de Educação, Meta 5 e a Meta 16 do Plano Nacional de Educação.

Aproximadamente 500 servidores da educação se inscreveram para o curso de pós-graduação, na Faculdade Pólis Civitas, com carga horária de 370 horas, dividida em oito módulos, com previsão de término para o 4º bimestre de 2024.

O prefeito Nilson Gaspar destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido com a educação especial no município. “Indaiatuba tem um olhar especial para as pessoas com autismo. Por isso, estamos ampliando o Espaço Avançar, que já oferece cuidado integral para os atendidos. Temos ainda o Cirva, que também atende pessoas com transtorno do espectro autista, e vamos firmar parceria com mais uma entidade. Na Educação, realizamos centenas de atendimentos, com suporte de ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional), oferecendo o cuidado para as crianças que precisam. Estamos trabalhando muito para atender a demanda crescente deste público, com uma estrutura que poucas cidades no Brasil têm. A pós é mais uma oportunidade para nossos professores se aperfeiçoarem cada vez mais”.

O secretário de Educação, professor Edivilson Rafaeta, enfatizou a missão em continuar ofertando uma educação municipal de qualidade. “A formação chega em um momento crucial para ampliarmos com excelência as necessidades e demandas no atendimento educacional especializado com adoção de práticas pedagógicas inclusivas”, explica o secretário.

O evento acadêmico aconteceu na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), com a presença da Profª Drª Viviane de Leon, docente e coordenadora dos cursos de pós-graduação em autismo da Faculdade Pólis Civitas.

*Sobre a convidada*

Profª Drª Viviane de Leon é Doutora e Mestre em psicologia. Certificada oficialmente no modelo TEACCH®, na universidade da Carolina do Norte/EUA, como advanced consultant. Terapeuta ocupacional. Psicopedadoga. Atuou na área da educação de crianças com autismo na FOUNDATION POUR LES ENFANTS AUTISTES, na Suiça. Consultora clínica e institucional. Docente e coordenadora dos cursos de pós-graduação em autismo da Faculdade Pólis Civitas.

Com informações: Assessoria /PMI

Foto: Leonardo Cruz – PMI