CidadeseducaçãoIndaiatuba

Secretaria de Educação promove oficina de formação de robótica para professores

Professores de tecnologia educacional, técnicos de informática e professores que já atuavam na área participaram capacitação

A Secretaria de Educação de Indaiatuba promoveu neste mês uma oficina de formação de robótica no Bosque do Saber. O objetivo foi preparar os servidores para as aulas da disciplina em 2024. Participaram da formação os novos 17 professores de tecnologia educacional, 28 técnicos de informática e os professores das escolas de período integral que já trabalham o conteúdo do programa.

Este ano, o programa contempla mais de 10 mil alunos de 28 escolas municipais, sendo os dos 3º, 4º e 5º anos do período parcial e os de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos de período integral, com aula de robótica. A capacitação dos educadores foi realizada pelos orientadores do programa SIMROBÓTICA®.

O programa de robótica educacional é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education. Conta ainda com a metodologia STEAM (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo).

Segundo Vania Moreno Costa Mendes, docente no município e responsável pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, as formações foram organizadas com o intuito de contribuir na qualidade de ensino e preparar os novos professores para o uso da ferramenta educacional. “Eles vão apoiar principalmente na robótica do 3º ao 5º e também apoiar os professores em sala de aula com os alunos na utilização dos tablets, para potencializar o uso pedagógico com as crianças”, comentou.

Para a professora Monique Rocha a capacitação é uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. “Uma das coisas que mais amo na minha profissão é que todo dia estou aprendendo, e ter uma possibilidade de atuar em uma área tão importante agora faz toda a diferença para mim, é um desejo que eu tinha de me aprofundar na parte tecnológica, é um ganho muito grande para todos os professores”, comentou.

Com informações: Assessoria/PMI

Foto: Divulgação / PMI