CidadeseducaçãoIndaiatuba

Secretaria de Educação realiza formatura do programa Aluno Tutor em Tecnologia Google

Participaram da iniciativa 21 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da EMEB Prof. Antônio Luiz Balaminuti

Na noite da quinta-feira (14) a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba realizou a formatura do programa Aluno Tutor em Tecnologia Google. O evento realizado em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, marcou a conclusão do programa para os 21 alunos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminuti. A iniciativa preparou os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, com o objetivo de torná-los multiplicadores da transformação tecnológica e apoiadores da cultura de inovação no ambiente escolar.

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega dos certificados aos estudantes contemplados pelo projeto. Todos os alunos que receberam os certificados cumpriram os requisitos necessários para serem reconhecidos como “alunos tutores em tecnologia Google”, com base na entrega de atividades e aproveitamento obtido no curso, e comprovaram estarem aptos para atuarem como agentes incentivadores da cultura de inovação.

Programa Aluno Tutor

Na Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, participaram da iniciativa 21 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da EMEB Prof. Antônio Luiz Balaminuti. Durante os meses de realização do programa, a turma foi capacitada para dominar a utilização das ferramentas Google Workspace for Education em seu dia a dia, e para que cada um deles pudesse se tornar também facilitador dessas tecnologias. Após a formação, os estudantes estão aptos não apenas para aplicar as ferramentas em suas rotinas, como para auxiliar membros da comunidade escolar.

Durante o programa, os estudantes tiveram acesso a um curso a distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), no qual aprenderam sobre as principais ferramentas do Google. Eles ainda receberam acompanhamento contínuo e puderam participar de encontros síncronos de formação, presenciais e em ambiente virtual, compondo ao todo 57 horas de formação.

Após o estudo dessas ferramentas, o curso apresenta a etapa final “Adote um professor”, em que os estudantes ficaram responsáveis por atender a algum professor ou funcionário de sua unidade escolar em uma necessidade tecnológica. Desta forma, o programa estimula que os estudantes assumam o protagonismo do próprio aprendizado, possibilitando uma “troca de papéis” com os educadores, e assim, eles demonstram que estão aptos para atuar como multiplicadores da cultura digital em suas escolas. A iniciativa também visa incentivar aos estudantes o olhar crítico, a adoção de boas práticas em relação à tecnologia e o exercício da cidadania digital.

Com informações: Assessoria/Prefeitura

Foto: Divulgação