
Aproximadamente 500 alunos participaram do Programa nesta primeira fase, de quatro unidades escolares
Nesta segunda-feira (30/6), a Secretaria de Educação realizou a formatura das primeiras turmas que participaram do Programa Bombeiro na Escola (P.B.E.). Na Rede Municipal, o Programa, foi desenvolvido com estudantes dos 4º anos do ensino. As aulas aconteceram em 2 encontros, com carga horária de 4 horas, realizadas dentro das escolas, por um bombeiro educador. Nestas primeiras turmas se formaram, aproximadamente, 500 alunos das unidades escolares: Emeb Aparecido Batista dos Santos, Emeb Aurea Moreira da Costa, Emeb João Batista de Macedo e Emeb João Marinho.
“Essa parceria com o Corpo de Bombeiros de Indaiatuba proporciona para as crianças um conhecimento em primeiros socorros, como evitar acidentes, e percebemos como os alunos se envolveram com o Programa e que foi muito produtivo este novo conhecimento”, destacou o secretário adjunto de Educação, César Franco de Lima.
O objetivo é preparar as crianças para identificar situações de risco e agir de forma preventiva, tornando-os agentes de transformação em suas comunidades. Cada participante recebe uma cartilha com orientações para prevenção de riscos.
A iniciativa do Corpo de Bombeiros, leva informações sobre segurança e prevenção de acidentes para os alunos e aproximam os profissionais da comunidade escolar. Além disso, aprendem como acionar o Corpo de Bombeiros, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e em espaços públicos, além de rotas de fuga e a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres.
“Eu achei muito legal o Programa, apendi como chamar um Bombeiro se tiver um acidente e como evitar acidentes domésticos também”, ressaltou a aluna do 4º ano D da Emeb Aparecido Batista dos Santos, Alice Oliveira dos Santos.
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Leonardo Cruz/PMI