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Secretaria de Governo divulga balanço anual de 2021

Indaiatuba encerrou 2021 com PIB de R$15.596.305,25. Somente neste ano, 61 novas empresas se instalaram no município, totalizando 940 indústrias. Também foram cadastrados 3.752 prestadores de serviços autônomos, com 3.012 novos na cidade. Ao todo são 16.412 prestadores de serviços jurídicos e 2.797 novos cadastrados, com 5.665 comércios. Já referente a exportações a cidade somou o valor de US$494,24 milhões e com relação à importação o montante chegou a US$1.040,08 milhões. Os dados fazem parte do balanço anual da Secretaria Municipal de Governo, que é responsável por fomentar a economia local dando incentivo as novas empresas, encontros com empresários, capacitação de pessoas para cargos de trabalho, realizando palestras a fim de gerar demanda para o comércio do município.

Com relação aos dados do Produto Interno Bruto (PIB), que é um indicador econômico que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos na cidade, no caso em Indaiatuba, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) comentou que mesmo em meio à pandemia o município conseguiu um crescimento significativo na economia. “Nosso PIB obteve um aumento de mais de R$2,1 milhões em 2021. Encerramos este ano com 38 indústrias e 457 comércios a mais que no ano anterior. É gratificante em meio à pandemia ver a nossa economia retomando”, conta.

Com o objetivo principal de atrair investidores para a cidade, o Governo realiza palestras para preparar profissionais para o mercado através do posto Sebrae Aqui implantado em março deste ano. Do dia 1º de março até o momento foram realizados 110 cursos que compreenderam 2.500 pessoas, com 51 temas diferentes. Além disso, neste ano foi realizado 1º seminário do Empretec em Indaiatuba que reuniu 29 participantes. Este programa tem como foco a formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil e é exclusivo do Sebrae.

De acordo com o secretário de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, mesmo em meio a pandemia algumas alternativas foram tomadas para amenizar o impacto econômico. “Mesmo com o momento delicado que vivemos no ano passado e neste ano nós não deixamos de incentivar o crescimento econômico. Em 2021, trouxemos uma variedade de cursos de diversas áreas para preparar as pessoas para as vagas de trabalho e em contrapartida, ajudar as empresas a encontrarem mão de obra qualificada. Conseguimos encaminhar neste ano mais de 14 mil pessoas e fizemos essa ponte de sucesso entre empregado e empregador. O ano foi desafiador, mas colhemos bons frutos”, relata.

Em 2021, foi realizado o 3º e 4 ciclo do Programa Brasil Mais que teve o papel fundamental para o avanço econômico do município. Participaram 77 empresas ME e EPP que possuíam o faturamento de R$360 mil a R$4.800.000,00 anual. Indaiatuba foi a 2ª cidade da RMC que prestou mais consultoria. Estas empresas receberam o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (Ali) do Sebrae para auxiliar no aprendizado das melhores práticas de gestão e inovação, durante quatro meses.

Além disso, foram realizadas 31 visitas em empresas. E também foi implantado o Projeto Link, em parceria com o Grupo Unieduk, que teve como objetivo promover e estreitar o relacionamento entre grandes empresas e fornecedores locais, estimular a inovação e acesso a novos conhecimentos, bem como tecnologias e ferramentas, que permitam a concepção de produtos ou processos inovadores. O projeto atendeu a demanda de 20 empresas.

 

Pat (Posto de atendimento ao trabalhador)

O Pat (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vinculado à Secretaria de Governo, atendeu 65.251 pessoas, referente aos serviços digitais, como a carteira profissional digital que pode ser baixada em qualquer celular, tanto Android quanto IOS.

A unidade é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego. No Posto, também é possível realizar a inscrição para o seguro-desemprego, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

Banco do Povo

Chegaram a 1.992 os números de atendimentos realizados pelo Banco do Povo Paulista, programa de microcrédito para empreendedores. O valor total financiado obteve o resultado de R$633.963,04.

Cenário de empregabilidade

De acordo com os números do Caged até o mês de novembro foi contabilizado um saldo positivo de 5.801 admissões. Ou seja, mais pessoas foram contratadas do que desligadas durante o ano.

Catálogo das Indústrias

O Catálogo das Indústrias 2021, na versão digital, obteve 12 mil dowloads pelo aplicativo disponível para Android e IOS. O impresso contou com a tiragem de mil edições. Já os números de indústrias que se cadastraram para divulgarem suas atividades foram de 424 inscritas.

O cadastro das indústrias interessadas em participarem da versão 2022, pode ser realizado de maneira on-line, pelo computador acessando o link: https://indaiatuba.catalogodasindustrias.com.br/cadastro_empresa, até o dia 20 de Dezembro de 2021. As empresas cadastradas, na edição deste ano, não precisam se recadastrar.

Censo Demográfico – IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou o Censo demográfico que aconteceria em 2021, que será realizado entre junho a agosto de 2022, seguindo orientação do Ministério da Saúde relacionada ao quadro de emergência de saúde pública causada pela Covid-19.

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba

Foto: Eliandro figueira