Indaiatuba

Secretaria de Saúde anuncia retomada gradual dos atendimentos eletivos

A Prefeitura de Indaiatuba, anunciou na terça-feira (22), a retomada gradual dos atendimentos eletivos da Rede Municipal de Saúde, que estavam temporariamente dispensados por conta da pandemia pelo coronavírus. 

O atendimento da Atenção Básica volta a partir de agosto por meio de acesso avançado, ou seja, sem a necessidade de agendamento. O atendimento agendado (agenda programática) será apenas para puericultura gestantes; crônicos; diabéticos e hipertensos. Para demais pacientes será classificada a gravidade para o atendimento imediato ou para consulta agendada brevemente.

Para o Atendimento das Especialidades está em planejamento a ampliação dos horários e locais de atendimento para evitar aglomeração e dar maior acesso para os pacientes que precisam do médico especialista.

O atendimento odontológico eletivo, volta na segunda quinzena de agosto, dando prioridade para pacientes que não são grupo de risco e pacientes com dor. Será agendado apenas um paciente por hora, visando o processo de desinfecção entre os atendimentos. Aos sábados volta a entrega de próteses.

Hoje, a Rede de Saúde está absorvendo cerca de 40% da demanda, em agosto esse número irá subir para 60% e até outubro a previsão é voltar 100% da realização dos exames.

Para setembro terá o aumento do número de atendimentos das pequenas cirurgias no Hospital Dia, ou seja, as que não utilizam anestesia geral, os agendamentos serão feitos por classificação de risco.

O projeto 100% Saúde terá o retorno das atividades também em agosto, mas por meio digital, com novas inscrições; palestras por vídeos e acompanhamento da equipe multidisciplinar.

O Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim) já voltou a entregar aparelhos auditivos para os pacientes que estavam na lista de espera. No entanto são feitas seis entregas por semana, para um paciente de cada vez, com o objetivo de manter o distanciamento social.

A Secretaria de Saúde mantém os atendimentos digitais. Mas é importante ressaltar que os serviços podem ser alterados de acordo com a situação epidemiológica do município.

 

foto: arquivo/Comando Notícia.