Secretaria de Serviços urbanos promove plantio do Projeto Bairro Verde no Jardim União
Ruas do bairro receberão 68 mudas de árvores de espécies apropriadas para calçadas
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente convida os moradores do Jardim União para participarem do plantio do Projeto Bairro Verde, neste sábado (20), a partir das 9h. No final de julho, equipes comandadas pela Secretaria realizaram uma ação de conscientização sobre arborização urbana e preservação do meio ambiente no bairro, e cadastraram as famílias interessadas em ter uma árvore na calçada de seus imóveis. A concentração das equipes de trabalho será na área verde localizada no final da rua Vereador Antônio Bicudo de Almeida, de onde sairá a carreta do plantio.
O secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, mais uma vez reforçou que o objetivo desse projeto é melhorar a arborização dos bairros com a ajuda dos próprios munícipes e, também, fazer um trabalho de educação ambiental com a população. “Aproveitamos tanto a data do cadastramento como a data do plantio para falar diretamente com os moradores dos bairros atendidos e explicar sobre os benefícios que as árvores trazem às áreas urbanas e a importância do cuidado com o meio ambiente. Acho importante esse contato direto com as famílias para que elas saibam o que a Prefeitura faz, os serviços que o município oferece nesta área e como a população pode ajudar. A responsabilidade de cuidar do nosso planeta é de todos”, completou.
O Projeto Bairro Verde foi implantado em setembro de 2021, inicialmente no bairro João Pioli. Seguindo as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município, o projeto já atendeu o Jardim Europa, Jardim Kioto, Jardim Esplanada I e, agora, o Jardim União, com mais de 300 mudas de árvores plantadas nas calçadas.
Com a iniciativa, Indaiatuba está cada vez mais colorida pelos resedás, aroeiras salsa, flamboyant-mirim, cássias imperial, escovas-de-garrafa, manacás-da-serra, oitis, quaresmeiras, pata-de-vaca e dos ipês. A cidade fica muito mais bonita e a população ganha mais qualidade de vida.
São parceiros do projeto a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e o Grupo UniEduK, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX, pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH.
Foto: Arquivo RIC/PMI