Secretaria de Serviços Urbanos utiliza escavadeira anfíbia para desassoreamento de lagos

Máquina é utilizada pela Prefeitura para agilizar a limpeza dos lagos
A Prefeitura de Indaiatuba está com novidade no trabalho de desassoreamento de lagos das áreas de lazer do município. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a utilização de uma escavadeira anfíbia para agilizar e tornar mais eficiente o trabalho de limpeza do Córrego Barnabé. A máquina flutua no curso d’água e consegue acessar locais onde as escavadeiras tradicionais não chegam. O equipamento também será utilizado na limpeza dos lagos do Parque Ecológico do Buru, Chácaras Alvorada e Parque das Frutas.
O prefeito Dr. Custódio Tavares ressaltou que o trabalho de desassoreamento é necessário para garantir a limpeza e aumentar a profundidade dos lagos. “Com o desassoreamento nós conseguimos, também, aumentar a capacidade de reservação, o que é primordial em períodos de chuvas intensas. Como em Indaiatuba gostamos de tecnologia e inovação, que entregam maior qualidade e agilidade, estamos fazendo o serviço com uma máquina anfíbia, que agiliza muito o processo”, explicou o prefeito.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, o município começou a utilizar a escavadeira anfíbia há uma semana, por meio de locação, e a intenção é aproveitá-la no desassoreamento de outros lagos da cidade, considerando sua eficiência e agilidade. “A principal diferença dessa máquina é que ela possui um mecanismo de flutuação, o que permite que se desloquem sobre a água, enquanto as escavadeiras tradicionais se limitam a terrenos sólidos e precisam de ensecadeiras, que são aqueles caminhos temporários que formamos para atingir os pontos mais distantes das margens”, complementou o secretário.
Em Indaiatuba, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza o trabalho de desassoreamento em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos, que possui escavadeiras de modelo comum para a realização do serviço. Com as escavadeiras anfíbias, a Prefeitura conseguirá reforçar o trabalho, atendendo mais lagos da cidade.
Foto:Gabriel Beccari – Secom/PMI






