CidadesIndaiatuba

Secretarias de Governo e Saúde lançam Programa Qualifica Comércios voltado para o setor alimentício

Proposta é qualificar pessoas jurídicas e fornecer a certificação

A Secretaria de Governo, por meio do Sebrae Aqui, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, lança o Programa Qualifica Comércios destinado a Pessoa Jurídica com a finalidade de ofertar melhorias no comércio local do setor alimentício. 

A partir da visita da Vigilância Sanitária a 550 estabelecimentos do município, com objetivo de verificar o cumprimento das normas sanitárias, para o licenciamento dos locais foi idealizado o programa a fim de proporcionar aos comerciantes com CNPJ cursos sobre a manipulação de alimentos.

“A premissa do Programa é contribuir com o empresário e seus colaboradores para que recebam os treinamentos de forma gratuita, onde ao final de cada curso, o empresário poderá receber gratuitamente uma consultoria de forma online com um especialista do Sebrae com o tema “Aumento de Faturamento”. Além disso, tem a ideia de dar oportunidade ao estabelecimento que manipula e comercializa alimentos para que adote as boas práticas na Manipulação de alimentos, frisando garantir um alimento seguro, livre de microrganismos que possam causar doenças, bem como, gerenciar a parte administrativa e comercial de sua empresa”, explica o Secretário de Governo, Luiz Alberto Pereira Cebolinha.

A realização desses cursos está previsto na Resolução da Anvisa, por meio da RDC 2016/2004 e Portaria CVS – 05/2013 e visa ajudar os locais que precisam realizar o licenciamento sanitário, tendo em vista que é obrigatório a apresentação do Certificado de conclusão do Curso. O proprietário do estabelecimento, responsável técnico e/ou de funcionário capacitado por meio desses cursos deve  supervisionar os manipuladores para adoção das boas práticas.

De acordo com a Diretora da Vigilância Sanitária, Sirlene Rosa, a proposta é levar ao comércio local que atua na área alimentícia as informações necessárias a fim de garantir a qualidade do produto oferecido ao cliente. “Queremos fornecer a qualificação  aos manipuladores de alimentos para que eles estejam aptos para a aplicação das boas práticas de manipulação dos alimentos, que compreende a higiene do local, equipamentos, manipuladores, a manipulação, o preparo e o armazenamento desses produtos e oferecer ao consumidor um alimento seguro e saudável”, pontua.

 

Programação dos cursos do Programa Qualifica Comércios

Serão oferecidos quatro cursos e ofertada, apenas os que concluírem todas as aulas, receberá o beneficio da consultoria “Aumento de Faturamento”, além do certificado.

Tema 1: Análise de Perfil do Consumidor: o que seu cliente deseja

As aulas acontecem do dia 17 e 19 de julho, de maneira on-line e gratuita, das 13h30 às 17h30. Para participar os interessados devem se inscrever pelo link (Clique Aqui).

Serão disponibilizadas 30 vagas com o objetivo de oferecer subsídios para análise de perfil do consumidor no processo de compra, a fim de identificar as demandas e necessidades e colaborar para o aumento da conversão de vendas.

Tema 2: Procedimentos e técnicas de higiene na manipulação de alimentos

Serão disponibilizadas duas turmas. A primeira será ministrada nos dias 24 e 25 de julho e a segunda nos dias 28 e 29 de julho. Ambas acontecerão no período das 13h30 às 17h30, no Auditório “José Soliani” conhecido como Plenarinho da Câmara Municipal de Indaiatuba.

Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas. Os interessados em participar da turma 1 devem se inscrever pelo link (Clique Aqui). Já os interessados em se cadastrar na turma 2 deve realizar pelo link (Clique Aqui).

O objetivo é apresentar aos alunos procedimentos e técnicas de higiene pessoal, higiene de equipamentos, móveis e utensílios, bem como, de higienização dos alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a distribuição. O endereço é  Rua Humaitá, 1167 – Centro.

 Tema 3:  RDC

Esse curso será aplicado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do dia 24 a 28 de julho no Auditório “José Soliani” conhecido como Plenarinho da Câmara Municipal de Indaiatuba, das 8h às 12h. É obrigatório para comércio na área de alimentos. O cadastro deve ser realizado pelo link (Clique Aqui)

O que é a RDC 216 Anvisa?

A RDC 216/04 e a Portaria CVS-05/2013 tratam-se do regulamento técnico e manual de boas práticas de manipulação de alimentos preparados em ambientes que contenham fluxo de pessoas. Ou seja, determinam as “regras” e padrões de boas práticas que o estabelecimento deve adotar, com o intuito de garantir condições higiênicas/sanitárias dos alimentos preparados, garantindo o bem estar e a saúde do consumidor.

Esses regulamentos foram estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CVS (Centro de Vigilância Sanitária do Estado/SP) para estabelecimentos comerciais e para serviços de alimentação que realizam  atividades de manipulação, fracionamento, preparação, armazenagem, distribuição, transporte, venda e entrega de alimentos.

Os serviços que devem inserir esses regulamentos em seus negócios são: cantinas, cozinhas industriais, lanchonetes,  restaurantes, entre outros.

Sobre o Sebrae Aqui

Tem como função fortalecer o empreendedorismo, MPEs e o desenvolvimento econômico no município. Visa capacitar, promover o desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas.

Sobre a Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é o órgão competente para fiscalizar e licenciar os estabelecimentos de interesse à saúde e que ofereçam produtos de interesse à saúde, inclusive da área de alimentos.

É papel da Vigilância Sanitária fiscalizar e orientar os estabelecimentos quanto ao cumprimento das normas e regulamentos sanitários para que os estabelecimentos funcionem de forma adequada no município, e se coloca à disposição dos empresários para esclarecimentos de quaisquer dúvidas relacionadas.

Serviço

Tema 1: Análise de Perfil do Consumidor: o que seu cliente deseja

Inscrição– Clique Aqui

Curso On-line

Tema 2: Procedimentos e técnicas de higiene na manipulação de alimentos

Inscrição (turma 1) – Clique Aqui

Inscrição (turma 2) – Clique Aqui

Presenciais: Auditório “José Soliani” – Rua Humaitá, 1167 – Centro ( Câmara Municipal).

Tema 3:  RDC

Inscrição– Clique Aqui

Presenciail: Auditório “José Soliani” – Rua Humaitá, 1167 – Centro ( Câmara Municipal).

 

FOTO: Divulgação/RIC-PMI