O secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, conhecido como Marquinhos, recebeu na terça-feira (7), quatro atletas italianos do Orange Futsal que estão treinando nas respectivas categorias da modalidade com a equipe do Sport Club Corinthians Paulista dentro do Parque São Jorge. Os atletas Matteo Pallaro (18), Ibrahim Ghouati (17), Gabriele Garlisi (16) e Leonardo Scavino (15), chegaram no Brasil acompanhados do instrutor UEFA, Davi Alves, treinador da equipe Sub-14 do Orange e um dos idealizadores do projeto das categorias menores da equipe italiana. Também participou da reunião o ex-capitão da seleção italiana de futsal, Fernando Darley Grana.
Para o secretário de esportes, esta visita e o intercâmbio proporcionado é muito importante para a troca de experiências, tanto técnica, como cultural. “Trata-se de uma importante colaboração internacional que vem somar ao esporte e ao futsal tão tradicional em nossa cidade”, comentou Marquinhos.
De acordo com o treinador das categorias menores do Orange, os quatro atletas foram escolhidos por toda a equipe, tendo em conta não somente a qualidade técnica, mas recompensar a atitude pró-ativa, o comportamento sempre correto e o desejo de melhorar mostrado no campo de treinamento. O técnico disse que o maior benefício, além do conhecimento, é a integração fundamental entre as duas equipes. “São duas culturas parecidas, mas totalmente diferentes. Asti, cidade italiana onde fica a equipe Orange, possui 70 mil habitantes. Então, para o crescimento deles, a oportunidade de estar em um clube do tamanho do Corinthians é fantástica”, analisou Alves.
Intercâmbio
Ainda segundo o representante da equipe italiana, o acordo consiste em um intercâmbio de atletas italianos, das categorias Sub-14 a Sub-21, que virão ao Brasil e vivenciarão por um período de 15 dias as mesmas rotinas dos atletas da equipe alvinegra. Da mesma maneira que está prevista a vinda de profissionais italianos para o clube, profissionais do Corinthians também irão à Itália para um período de intercâmbio. A troca tem como objetivo promover o desenvolvimento técnico-desportivo na modalidade.
Com aproximadamente 200 jovens inscritos em suas categorias, o Orange Futsal/Asti tem contribuído para o crescimento dos jovens, melhorando a qualidade dos serviços e oferecendo instrutores qualificados, estruturas e metodologia apropriada. Tudo isso fez com que o Orange conquistasse uma posição importante no cenário nacional, conquistando a Copa Itália Sub-21 em 2013 e o campeonato nacional Sub-16 deste ano.
Para o atleta Matteo Pallaro, o que impressiona é a seriedade e compromisso com que o Corinthians cuida da modalidade. “O Corinthians se preocupa muito com o futsal, existe muito respeito entre os jogadores e com o treinador. A dedicação dos atletas dentro dos treinos impressiona. Nunca presenciei algo assim, fiquei maravilhado com a grandeza do clube”, afirmou Matteo.
Crédito: Divulgação